segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Governo pronto para analisar alterações às Obrigações de Serviço Público no transporte aéreo com o exterior


O Governo dos Açores está pronto para analisar com o Governo da República as alterações a introduzir às Obrigações de Serviço Público nas ligações aéreas entre a Região e o exterior, garantiu hoje, no Pico, o Secretário Regional da Economia.


Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do armazém de carga do aeroporto daquela ilha, recordou que essas alterações destinam-se a garantir, uma “melhoria das acessibilidades às nossas ilhas e tarifas a melhores preços para todos os açorianos”.

Segundo o Secretário Regional da Economia, o Governo dos Açores “aguarda, por isso, como foi solicitado ao Governo da República, a indicação por parte do Ministério da Economia, de um interlocutor para que esse trabalho técnico possa avançar de uma forma célere e produtiva”.

Para Vasco Cordeiro, “as alterações” que o Governo dos Açores pretende introduzir ao actual modelo “são fundamentais uma vez que elas permitirão continuar a garantir aquele que é o nosso objectivo essencial: ter condições para melhorar o tarifário actualmente existente e para garantir condições de acessibilidade sem prejudicar o que consideramos constituir um imperativo: que nenhum açoriano seja prejudicado por não viver numa ilha com ligações directas ao exterior”.

O armazém de carga do Aeroporto do Pico, constitui um investimento de cerca de um milhão de euros, que vai permitir melhorar a capacidade exportadora desta ilha já que, entre outras mais valias, se encontra dotado de uma câmara de frio para produtos perecíveis.

O Secretário da Economia recordou assim que “este é mais um dos vários investimentos que têm vindo a ser concretizados naquela infraestrutura e que atingem já um montante global de 25 milhões de euros”.

A ampliação da pista, a construção da placa de estacionamento de aviões, a aerogare e a torre de controlo, assim como o parque de combustíveis, em fase de certificação pela empresa responsável pela sua exploração, são alguns dos investimentos já concretizados, a que se junta a instalação do sistema de ajuda à navegação, ILS, que deverá entrar em funcionamento no início do próximo ano.



GaCS

Sem comentários: