A realização de iniciativas que promovam e divulguem a prática do voluntariado nos Açores é crucial para consciencializar e sensibilizar a população para esta prática, realçou, esta manhã, em Ponta Delgada, a Directora Regional da Saúde.
Sofia Duarte, que falava, em representação do Secretário Regional da Saúde, na sessão de abertura do seminário “2011 - Ano Europeu do Voluntariado”, realçou o papel dos voluntários que constituem hoje em dia um recurso activo a favor das pessoas, das famílias e das comunidades onde estão inseridos.
A sua acção é caracterizada pela gratuitidade, dedicação e compromisso, oferecendo ajuda e competências através de uma acção directa, pontual, regular, por vezes mesmo quotidiana, sendo um exemplo desta nobre prática a Liga dos Amigos do Hospital do Divino Espírito, segundo disse.
Para Sofia Duarte, esta associação que presta apoio diário, quer nas Urgências fazendo a ligação entre os doentes e os familiares, quer no acompanhamento mais directo aos utentes, desempenha um papel de primordial importância no Serviço Regional de Saúde.
“Um recurso humano diferenciado” é desta forma que a Directora Regional da Saúde classifica a actuação desta associação, já que, com um carácter informal, assegura a prestação de cuidados de uma forma distinta, mas não menos importante de qualidade, colaborando para a excelência dos mesmos.
Nos dias que correm, não é exagerado afirmar, segundo disse, que o serviço de voluntário é particularmente necessário, uma vez que, no mundo, os valores como a solidariedade, a caridade e a sensibilidades estão cada vez mais esquecidos.
É por isso de enaltecer o papel do voluntário, disposto a despender muitas vezes de necessidades próprias e do seu tempo, para minorar as carências de outras pessoas, contribuindo assim para a humanização dos cuidados de saúde, evidenciou a Directora Regional da Saúde.
Sofia Duarte deixou ainda uma palavra de apreço aos participantes, pelas temáticas que vão ser debatidas neste encontro, salientando a importância da actualização de conhecimentos e competências na perspectiva de formação que também deve orientar o desempenho do trabalho de voluntário.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário