O Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, acolhe, a partir da próxima quarta-feira, dia 25 de abril, a exposição intitulada “O Ecrã no Peito”, da autoria do pintor João Queiroz. A exposição, cuja abertura ao público picoense terá lugar pelas 16h30 naquela instituição, foi também apresentada, durante os meses de março e abril, no Museu Francisco de Lacerda, em São Jorge.
A sessão de abertura no Museu dos Baleeiros contará com a presença do artista, João Queiroz, do Diretor Regional da Cultura, Jorge Bruno, do Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Mário Mesquita, e dos congressistas participantes no III Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt, que decorrerá entre 27 e 29 deste mês no Teatro Faialense.
Comissariada por Sérgio Fazenda Rodrigues e João Silvério, esta mostra resulta de uma parceria estabelecida entre o Governo dos Açores e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, por via da qual a coleção de arte contemporânea da Fundação tem vindo a ser divulgada no arquipélago, através de exposições parciais e temporárias, realizadas desde 2007, nas diversas ilhas.
Tendo já o Faial, a Terceira e São Miguel sido anteriormente contemplados com exposições apresentadas no âmbito desta colaboração, cabe agora ao Pico e, posteriormente, a Santa Maria, à Graciosa e às Flores acolher um novo ciclo expositivo, desta vez constituído por um conjunto de obras do pintor João Queiroz, mais precisamente, a série de desenhos a carvão “O Ecrã no Peito” e duas pinturas sem título, realizadas no final da década de noventa.
Acompanhada pela publicação de um catálogo que apresenta e contextualiza a obra de João Queiroz como uma das mais singulares no panorama da atual pintura portuguesa, esta mostra itinerante permanecerá no Museu dos Baleeiros até ao próximo dia 25 de maio. Posteriormente poderá ser ainda visitada na Igreja das Vitórias em Santa Maria de 8 de junho a 6 de julho, no Museu da Graciosa de 20 de julho a 17 de agosto e no Convento de São Boaventura nas Flores de 31 de agosto a 28 de Setembro.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário