O Subsecretário Regional das Pescas reuniu-se hoje com a Federação das Pescas dos Açores e com os signatários da petição em prol de medidas de proteção dos tubarões dentro do mar dos Açores para concertar posições sobre a matéria.
Marcelo Pamplona ouviu o grupo de cidadãos que está preocupado com a exploração da tintureira, tubarões e outras espécies pelágicas, assim como a posição dos pescadores que têm exercido a sua atividade sobre estas espécies.
No encontro ficou acordado um pedido ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores para uma informação detalhada sobre a situação deste stock, não só no mar dos Açores como no Atlântico. O estudo deverá também apurar as medidas que estão a ser reportadas em termos de sustentabilidade destes recursos de forma a esclarecer as vantagens e desvantagens de impor normas sobre estas espécies.
Por outro lado, os pescadores também aceitaram apresentar informação mais detalhada sobre a pesca destas espécies com palangre de superfície no sentido de verificar quais são os períodos em que são capturadas no mar dos Açores.
Por fim, ficou decidido solicitar a opinião de um operador marítimo turístico para dar o seu ponto de vista no que diz respeito à exploração deste recurso.
O Governo Regional dá, assim, um passo no sentido de convergir algumas medidas que possam melhorar a gestão do stock no mar dos Açores, quer através do debate económico em torno da observação e mergulho de tubarões, bem como pela monotorização da pesca económica e comercial, ao mesmo tempo que averigua a atividade ambiental e o stock das espécies em causa.
A Subsecretaria Regional das Pescas espera ter as conclusões deste trabalho ainda antes do início do verão.
2012.04.27-SsRP- ReuniãoProtecçãoTubarões.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário