quarta-feira, 18 de abril de 2012

Governo cria condições para movimentação mais rápida e mais barata de mercadorias inter-ilhas


O Governo dos Açores está a criar, nos portos da Região, condições para uma mais rápida, eficiente e barata circulação de mercadorias inter-ilhas.


Essas melhorias nos portos, em que desempenham papel fundamental as denominadas rampas rol on – rol off, vão permitir, por exemplo, que um produtor de uma determinada ilha entre num navio com um veículo carregado de mercadoria e o vá entregar noutra ilha, sem necessidade de qualquer movimentação da carga.

Isso mesmo explicou hoje, no parlamento açoriano, o Secretário Regional da Economia, durante uma sessão de perguntas ao Governo, sobre diversos temas.

Vasco Cordeiro, falando sobre o tema “Transporte marítimo de mercadorias nas ilhas da coesão” disse, ainda, que os concursos para o transporte marítimo no arquipélago preveem a escolha de navios com rampa traseira, aptos a operar com rapidez e eficácia nas condições portuárias agora criadas.

Em relação ao que já foi feito para baixar os custos gerais de movimento de carga nos portos da Região, nomeadamente a contentorizada, o governante adiantou que uma das vias para evitar custos acrescidos é o congelamento dos preços das operações portuárias, em sintonia com os armadores, para não haver subidas dos encargos do recetor final.

Vasco Cordeiro considerou, ainda, que a redução média de 25% nas taxas nas mercadorias para exportação é uma boa ajuda e um incentivo à produção açoriana.

O Secretário Regional sublinhou, por outro lado, que o custo dos fretes, a preços constantes de 2011, regista “uma diminuição significativa”. Tendo como referência 1995, “há 16 anos, um contentor de 20 pés custava 1.812 euros e hoje custa 1.636 euros”. Já os contentores de 40 pés” custavam 2.900 euros e hoje custam 2.695”, exemplificou, acrescentando que, no caso dos contentores frigoríficos a diminuição de custos é ainda mais significativa – menos 18%, isto no caso do transporte de fora da Região.

No caso dos transportes inter-ilhas, a diferença de preços entre 1995 e 2011 acentua-se: “nos casos dos contentores de 20 e 40 pés, a diminuição é superior a 50% e, no caso dos contentores frigoríficos, a diminuição anda à volta dos 30%”, sublinhou.

“É esse o esforço que tem vindo a ser feito nos últimos tempos, numa conjuntura em que a pressão, por fatores externos àquilo que seria controlável pelos intervenientes neste processo – e refiro-me aos combustíveis, também tem sido controlado”.

Esta reestruturação dos transportes marítimos não é isolada, vincou, entroncando em alterações vantajosas também a nível dos transportes aéreos e terrestres.

Vasco Cordeiro referiu ainda os sistemas de incentivos criados, que vão promover um mercado interno, com as produções regionais a poderem circular mais eficazmente e a menos custos entre as diversas ilhas.

Anexos:
2012.04.18-SRE-Transportes.mp3

GaCS

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