O Diretor Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações congratulou-se hoje com o facto de mais de duzentos alunos da Escola Secundária Antero de Quental terem recebido diplomas de mérito.
Paulo Menezes, que presidiu, em representação do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, à cerimónia de apresentação do primeiro volume do espólio de Física do Museu de Física, destacou o mérito dos alunos que foram distinguidos com os diplomas de mérito e a excelência do corpo docente da escola Antero de Quental.
O governante salientou ainda que este estabelecimento de ensino tem sido um parceiro ativo nos concursos lançados pelo Governo dos Açores, nomeadamente no âmbito do Plano Integrado para Ciência, Tecnologia e Inovação, em particular nas medidas de apoio ao ensino experimental das ciências, promovido pela tutela.
“Elogio a iniciativa da escola Antero de Quental que dinamizou o Museu da Física a partir da recolha e recuperação de um rico espólio científico e que hoje dá origem ao primeiro volume deste catálogo pretendendo, assim entre outros, promover o gosto pela física”, afirmou o governante.
A tutela apoiou a conservação, recuperação, inventariação e divulgação do espólio constituinte do acervo de Física da Escola Secundária Antero de Quental, antigo Liceu de Ponta Delgada, mediante a construção e utilização de expositores próprios, de acordo com as respetivas temáticas, de modo a desenvolver e divulgar um novo espaço de cultura, incluindo igualmente a edição do catálogo sobre o espólio do Museu, num valor global de 75 mil euros.
Pretende-se que este Museu da Física esteja aberto à comunidade e seja dinamizado através da realização de diversas atividades interativas, com demonstrações práticas e recurso ao material didático existente.
Esta iniciativa visa, entre outros aspetos, contribuir para uma melhor compreensão histórica do conhecimento científico em Física, promover o ensino da Física através da realização de atividades experimentais e da aplicação de diferentes metodologias, além de despertar e fomentar o interesse para o estudo e exploração da Física e permir desenvolver um novo espaço de cultura, alargando e diversificando públicos, e concebendo e implementando projetos educativos.
GaCS
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