O Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, visitou hoje a Reserva de Baixa Altitude da Ilha do Corvo, onde foi construída a maior cerca para proteção de aves marinhas existente na Europa.
Este foi um projeto cofinanciado pelo Programa Life+ da Comissão Europeia, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) em parceria com o Governo dos Açores, que também contou com o apoio da Royal Society for the Protection of Birds e da Câmara Municipal de Vila do Corvo.
“Decidimos proceder à celebração de um protocolo com a SPEA, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, tendo em vista apoiar a manutenção das estruturas aqui construídas”, considerando que “o projeto está prestes a terminar”, afirmou Luís Neto Viveiros.
O projeto 'Ilhas Santuário para Aves Marinhas', que permitiu implementar no Corvo duas áreas protegidas dedicadas à conservação de aves marinhas e um outro no Ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel, é considerado pioneiro para a conservação destas colónias.
A construção da cerca na Reserva de Baixa Altitude do Corvo, a primeira do género na Europa, já permitiu erradicar os predadores de crias de cagarro, como ratos e gatos, além da recuperação do habitat das aves marinhas com a plantação de plantas nativas e a erradicação de invasoras.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário