O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura louvou o pedagogo, ensaísta e homem de letras Manuel Tomás Gaspar da Costa, que cessou agora a sua atividade de docente por motivo de aposentação.
Luiz Fagundes Duarte, de acordo com o teor do louvor publicado hoje no Jornal Oficial, expressa o “reconhecimento e público louvor ao Dr. Manuel Tomás Gaspar da Costa, pedagogo, ensaísta e homem de letras”, salientando que, ao longo de quatro décadas de exercício do ensino, aliou “dedicação e persistência, qualidades humanas à sua inconfundível verve poética, com sabor a mar, a maroiços e a partidas”.
“A Poesia é a voz dos homens que, desde tempos imemoriais, aplacou deuses, homenageou heróis, seduziu os vivos e invocou os mortos, mas o seu halo sagrado é também o do conhecimento que se transmite pela mediação incontornável da palavra", refere o louvor.
"Conhecer, cognoscere, entender juntamente com o Outro é o verbo-raiz da Educação. Porque a Poesia, como a Educação, erige pontes entre o Eu e o Outro, idealiza, problematiza, aprimora os caminhos dos pensadores e reconstrói os seus trilhos. Esta simbiose, operou-a o Dr. Manuel Tomás Gaspar da Costa ao longo da sua carreira profissional, onde se cruzaram o professor, o poeta, o crítico, o pensador e o gestor da res pública”, acrescenta.
O professor Manuel Tomás, como é conhecido em particular na ilha do Pico, deixa “um trabalho cujo valor dignifica a Educação nos Açores e a qualidade do seu ensino”, conclui o louvor, concedido a 24 de julho.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário