segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ensaios agora iniciados vão determinar futuro da geotermia na Terceira, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes visitou hoje o Parque Geotérmico da Terceira, situado no Pico Alto, onde assistiu ao início dos testes de avaliação dos poços geotérmicos ali abertos.

Vítor Fraga afirmou, em declarações aos jornalistas, que vão ser efetuados ensaios de curta duração em três poços e um ensaio de longa duração no poço PA4, uma vez que este “dá algumas garantias de que possa ser um poço que permita a construção de uma central geotérmica de três megawatts”.

“Vamos avançar com o processo, sempre na perspetiva de que, no futuro, esta central possa ter uma ampliação até 10 megawatts”, frisou.

Vítor Fraga salientou, no entanto, que “todos estes trabalhos carecem de uma validação e de uma análise em termos científicos e é isso que está a ser feito neste momento”.

Questionado pelos jornalistas, o Secretário Regional esclareceu que o que está em avaliação neste momento é “se o processo é para continuar e, se houver recursos, vamos avançar com a construção da central geotérmica”.

No caso de se concluir que não há viabilidade, “o processo de geotermia na Terceira fica encerrado” e terão que ser consideradas “outras alternativas em termos de energias renováveis na ilha Terceira”.

Os ensaios de curta duração nos poços PA2, PA3 e PA8 terminarão durante o mês de setembro, iniciando-se no final do mesmo mês, a fase de ensaio de longa duração (seis meses) no poço PA4.

Vítor Fraga recordou que, antes de terminar esta fase de ensaios, não é possível “ter dados concretos sobre uma decisão a tomar relativamente ao futuro”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: