A Secretaria Regional da Saúde informa que, de acordo com dados recolhidos junto do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, a pessoa que sofreu um acidente na Fajã João Dias, na freguesia dos Rosais, em São Jorge, encontra-se bem e está a recuperar dos ferimentos causados pela queda.
Relativamente às notícias hoje divulgadas, a Secretaria Regional da Saúde informa que, de acordo com dados do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, a operação de salvamento decorreu em condições de difícil acesso, o que implicou a adoção das necessárias medidas de segurança adicionais para os elementos da corporação de bombeiros e para a própria vítima.
Segundo informação dos Bombeiros das Velas, foi dada uma resposta imediata ao pedido de socorro, colocando no local, o mais rapidamente possível, cinco elementos que estabilizaram o ferido e tentaram transportá-lo por terra, tendo, no entanto, verificado que essa opção não era segura.
Foi, assim, solicitado o apoio da embarcação dos Bombeiros da Calheta, que transportou o ferido por mar, seguindo depois em ambulância para o Centro de Saúde mais próximo, como é habitual.
Já no âmbito da Unidade de Saúde de Ilha, no Centro de Saúde das Velas, o médico de serviço considerou necessário, para uma melhor avaliação do paciente, a realização de um RX com melhor definição do que permite o equipamento atualmente existente nas Velas, recorrendo ao equipamento do Centro de Saúde da Calheta.
Após ter efetuado a terapêutica e o exame necessário, foi pedida a evacuação para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
Refira-se que a operação foi condicionada pelas dificuldades de acesso, tendo o Comandante das Operações de Socorro tomado as necessárias medidas para que tudo corresse dentro das regras de segurança para a vítima e para as equipas de salvamento.
Durante a operação, o doente esteve sempre acompanhado por uma equipa de primeiros socorros.
De todo o modo, para clarificar a situação e identificar eventuais correções ao atendimento pré-hospitalar, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores mandou já abrir um processo de averiguações.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário