A terceira edição da Residência Criativa, promovida pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), já está a decorrer em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
Esta iniciativa culmina um programa de visitas efetuadas por técnicos do CRAA e da Universidade do Minho às três unidades produtivas artesanais das ilhas Terceira e Graciosa que confecionam o bordado a branco, o qual se pretende valorizar.
O objetivo é criar uma linha de produtos de vestuário e de casa/lar com o tradicional bordado a branco sobre linho, mas também com produtos artesanais que utilizam outros materiais, designadamente a pedra de basalto, a madeira, o vime, o 'patchwork', a escama de peixe, o miolo de figueira e a palha de trigo.
Os três grupos de trabalho criados para potenciar a Residência Criativa visam ainda especificar o mercado-alvo de uma submarca da certificada marca 'Artesanato dos Açores', criar novos produtos, organizar um evento para o lançamento dos produtos das três residências criativas promovidas pelo CRAA e consolidar a marca numa estratégia de implantação continuada ao nível dos mercados nacional e internacional.
“A organização desta Residência Criativa visa não só projetar a imagem do bordado a branco, numa perspetiva de renovação, dinamização e afirmação do Artesanato dos Açores, mas também assegurar a sustentabilidade das indústrias e associações existentes, correspondendo, aliás, a um anseio que vinham evidenciando”, afirmou Sofia de Medeiros, diretora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário