sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Açores com mais de 22 mil atletas federados



No ano de 2009 “os Açores ultrapassaram, pela terceira vez, os 22 mil atletas federados, o que dá uma percentagem de prática desportiva absoluta sobre o total da população de cerca de 8% ”.

A afirmação foi feita por António Gomes, Director Regional do Desporto, que explicou que se a análise for feita através do índice de prática relativa, essa percentagem sobe notavelmente: “considerando que em actividade federada são as pessoas entre os 8 e os 34/35 anos, essa percentagem sobe para cerca de 30% da população a fazer desporto federado, o que é um número incomparavelmente superior a qualquer outra região do país”.

Atendendo à área do desporto para todos, e abrangendo apenas as pessoas que estão integradas em instituições com o apoio da Direcção Regional, são mais de 6.400 pessoas a praticar uma modalidade.

Contudo, “são muitas mais pessoas a movimentarem-se, quer em ginásios ou mesmo a título individual”, garantiu o director regional.

António Gomes falava à margem do Congresso Internacional de Desporto e Actividade Física de Angra do Heroísmo, onde foi um dos oradores numa sessão dedicada às realidades da política desportiva num arquipélago como os Açores, e num país como a Finlândia.

Na Região, os jovens e as crianças são o foco principal da política desportiva, uma vez que “é nessas idades que se decide as questões de no futuro os cidadãos serem mais ou menos aptos para qualquer espécie de actividade física”, disse o Director Regional, que acrescentou que esta é uma linha orientadora que existe há muitos anos e que tenta “que a nível da nossa juventude, possamos a qualquer momento entre uma vertente de rendimento ou uma prática que lhe permite continuar ao longo da vida a ser activo”.

António Gomes sublinha a importância que têm todas as associações, clubes e outras entidades sem fins lucrativos que são os principais responsáveis por colocar “todos os dias crianças e jovens a fazerem a sua prática desportiva”.

Garantindo não existir qualquer privilégio em nenhuma modalidade em detrimento de outras, o Director Regional afirmou que na relação com os parceiros desportivos estão sempre presentes “princípios de transparência, equidade de trabalho, baseados num conjunto de indicadores estabelecidos, iguais para todos os potenciais apoiados”.

Sobre o congresso internacional, organizado pela CulturAngra e com o apoio da Direcção Regional do Desporto, António Gomes diz que esta é uma forma de dar a conhecer aos participantes que vêm de fora da Região, o que “de bom fazemos, e temos muito para mostrar”.

Sob o tema “Uma Nova Cultura de Actividade Física e Desportiva”, o congresso internacional, onde os participantes podem assistir a palestras, debates participar em workshops, iniciou-se ontem e termina no sábado.



GaCS/AMP

Sem comentários: