quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SATA aumenta disponibilidade de lugares e de carga para todas as ilhas durante o Inverno




O Secretário Regional da Economia homologou esta semana a proposta apresentada pela SATA Air Açores, tal como está estabelecido nas Obrigações de Serviço Público, para os horários do próximo Inverno, e que entram em vigor no próximo dia 15 de Novembro.

De salientar que, com os novos horários, procede-se a um reforço da oferta de lugares e de capacidade de transporte de carga para todas as ilhas do arquipélago, estando, igualmente prevista, e tal como já tinha sido assumido pelo Secretário Regional da Economia, em 2009, a pernoita, duas vezes por semana, de um dos novos aparelhos da SATA Air Açores no aeroporto das Lajes, ilha Terceira.

Os horários agora homologados permitem igualmente, à excepção do Corvo (e neste caso apenas nos dias em que esta ilha não recebe qualquer voo), que sejam garantidas ligações diárias com o exterior, não só no caso das ilhas com ligações directas ao continente, como também no que diz respeito às restantes.

A rota com maior capacidade continuará a ser a que liga Ponta Delgada à ilha Terceira. Aqui, prevê-se a realização de 32 frequências semanais o que corresponde a uma oferta de quase quatro mil lugares. Já no que respeita à carga, está prevista uma oferta mínima de 81.522 kg.

No que diz respeito às ligações com a ilha do Faial, a SATA Air Açores prevê a realização de 9 frequências semanais a partir de Ponta Delgada e de 11 frequências semanais a partir da ilha Terceira. Quer isto dizer que será disponibilizada uma oferta de 1134 lugares para as ligações com Ponta Delgada e de 1352 lugares nas ligações entre o Faial e a ilha Terceira, enquanto ao nível da capacidade de carga, serão disponibilizados um total de 22.790kg (Ponta Delgada) e de 28.346kg (Terceira).

Em relação a Santa Maria, a proposta da SATA Air Açores, prevê a realização de nove frequências semanais com uma capacidade de lugares de 1.440 passageiros. Quanto à capacidade de carga, está prevista uma capacidade de oferta de 18.360kg semanais.
A ilha do Pico terá no próximo Inverno duas ligações directas semanais com o aeroporto de ponta Delgada, estando prevista uma oferta de 320 lugares e de 4.080kg de capacidade de carga. Aquele aeroporto terá igualmente sete frequências semanais com a ilha Terceira, correspondendo este número a uma oferta de 1.200 lugares e de uma capacidade de carga de 14.280kg.

Na rota S. Jorge/Terceira/S. Jorge a SATA irá disponibilizar 1.236 lugares em nove frequências semanais, às quais corresponde uma capacidade de carga de 21.313kg. Na rota Graciosa/Terceira/Graciosa estão previstas 8 ligações semanais com uma oferta de 1.178 passageiros e uma capacidade de carga de 17.797kg.

Também as ligações com o Grupo Ocidental vão ver a capacidade de oferta de lugares e de carga significativamente aumentada, o que decorre da renovação integral da frota concretizada durante o último ano.

Assim, nas ligações entre a Terceira e as Flores, a SATA prevê uma oferta de 320 lugares semanais a que corresponde uma capacidade de carga de 4.080kg. Já nas ligações entre aquela ilha e o Faial, está prevista uma oferta semanal de 669 lugares e uma capacidade de carga de 9.754kg. Neste caso estão previstas 5 frequências semanais entre estas duas ilhas.

Por fim, no que respeita ao Corvo, a SATA irá realizar duas ligações semanais com a ilha das Flores, num total de 87 lugares disponibilizados e de uma capacidade de carga de 3.023kg. A mais pequena ilha do arquipélago terá, também, três ligações com a Horta (uma delas com escala nas Flores) prevendo-se uma oferta de 145 lugares e uma capacidade de carga de 6.159kg.

Os próximos horários de Inverno serão os primeiros a ser integralmente cumpridos após o processo de renovação integral da frota da SATA Air Açores. Os novos aviões, pelas suas características superiores de operação, quando comparados com os ATP, permitem assim melhorar a qualidade, a rapidez de operação no ar, os níveis de segurança em cada viagem e um aumento na capacidade de transporte em cada viagem.

Actualmente está também em vigor um tarifário que contempla reduções muito significativas para os passageiros inter-ilhas, superiores a 15%, e também com uma maior diversidade nas tarifas disponíveis, nomeadamente, com a tarifa para famílias numerosas (com mais de 5 elementos) e a alteração da forma de cálculo da tarifa de estudante, em que o desconto de 40% passou a ser calculado sobre a tarifa de residente flexível.


GaCS/NM

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