sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projecto itinerante promove divulgação da Astronomia nas escolas do arquipélago



O Observatório Astronómico de Santana (OASA), um dos seis centros de Ciência promovidos pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, está a desenvolver um projecto itinerante de divulgação da Astronomia pelo arquipélago dos Açores,

Esta iniciativa pretende levar, de uma forma interactiva e didáctica, o ensino da Astronomia a várias escolas em todas as ilhas dos Açores, no decorrer do ano de 2010.
Apesar das visitas terem como enfoque o público escolar, são também realizadas observações nocturnas dirigidas às populações locais e, assim, divulgar a Astronomia junto de quem normalmente não têm acesso a estes meios técnicos.
A contemplação dos astros, através da observação da Lua, de planetas e constelações, tem atraído dezenas de pessoas às sessões promovidas pelo OASA. Este projecto itinerante iniciou em Fevereiro deste ano e já foram visitadas as ilhas de S. Maria, Faial, Corvo, e a Vila do Nordeste em São Miguel.
Este mês de Outubro o planetário móvel, telescópios e outros equipamentos do OASA percorreram as ilhas de S. Jorge e Pico, ilha onde terminam hoje as actividades. Até ao final do ano o Centro de Ciência dos Açores dedicado à Astronomia visita ainda as ilhas da Graciosa, Terceira e Flores.
Esta iniciativa é financiada pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da medida M4.2.3 - Apoio à realização de eventos para a divulgação científica e tecnológica, e representa um investimento total de cerca de dezasseis mil euros, nomeadamente para a deslocação de dois técnicos do OASA e dos respectivos equipamentos necessários, conseguidos através de uma candidatura espontânea apresentada à Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações.
Desde o inicio do ano até ao mês de Agosto visitaram cerca de mil e quinhentas pessoas participaram das actividades desenvolvidas no decorrer deste projecto.
No período entre 30 de Julho de 2009 e 28 de Julho de 2010, visitaram o Observatório Astronómico de Santana, na Ribeira Grande, perto de doze mil e quinhentas pessoas, 85 por cento destas visitas realizadas fora do recinto do observatório, ou seja, referentes a deslocações a diversas escolas e eventos da região. Do número total de visitas, 60 por cento foram feitas através de marcações, sendo as restantes visitas espontâneas, que ocorreram principalmente em observações nocturnas e eventos promovidos no OASA.


GaCS/VS

Sem comentários: