sexta-feira, 22 de outubro de 2010

XIX Campeonato Regional das Profissões arranca segunda-feira em Ponta Delgada



O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor preside segunda-feira, às 9 horas, na Escola de Novas Tecnologias dos Açores, em Ponta Delgada, à abertura do XIX Campeonato Regional das Profissões.

O evento, que decorrerá até ao dia 29 de deste mês em quatro escolas profissionais de São Miguel, conta com a participação de 89 concorrentes e 48 jurados, em 16 profissões.

Os campeonatos das profissões são encontros onde os jovens têm oportunidade de competir entre si, demonstrando, avaliando e comparando as suas competências profissionais.

Da responsabilidade da Direcção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, os campeonatos regionais visam um intercâmbio de experiências, métodos e técnicas de trabalho, entre os diferentes concorrentes, jurados, formadores, chefes da oficina e observadores e um saudável confronto de saberes e de competências profissionais de carácter predominantemente prático.

Estes encontros têm, também, como objectivos proporcionar um espaço de intercomunicação de múltiplas realidades sócio-culturais, que desafie a capacidade de adaptação e o espírito de equipa dos diferentes participantes, possibilitar um momento privilegiado de camaradagem e de amizade, que ajude a superar as dificuldades e as inibições nos planos pessoal, profissional e social, e dar um contributo para a valorização e desenvolvimento da formação profissional.

Recorde-se que os vencedores deste campeonato regional representarão a Região no campeonato nacional que decorre pela primeira vez nos Açores, de 2 a 6 de Maio do próximo ano, estando prevista a presença de mais de 600 pessoas, em cerca de 40 profissões.

A cerimónia de encerramento do XIX Campeonato Regional das Profissões será presidida pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, no dia 29 deste mês, às 18H30, na Escola Hoteleira em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Entretanto, entre os dias 8 a 11 de Dezembro de 2010, em Lisboa, no Parque das Nações, decorrerá o Campeonato Europeu das Profissões – Euroskills, havendo representação açoriana nas seguintes profissões: carpintaria; recepção hoteleira; gestão de redes, higiene e segurança no trabalho e electricidade de edificações.

Neste Campeonato Europeu, os Açores promovem duas provas inéditas nomeadamente, recepção hoteleira e higiene e segurança no trabalho.


GaCS/SM

Sem comentários: