segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exposição “República: Ideais e Valores”



No âmbito do programa das Comemorações nos Açores do Primeiro Centenário da República Portuguesa, promovido pela Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, será inaugurada a exposição itinerante “República: Ideais e Valores” no próximo dia 27 de Outubro, pelas 18h30m, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta.

Esta exposição integra doze painéis que evidenciam alguns dos valores e dos ideais que serviram de bandeira aos que se empenharam na construção de um novo regime. Os textos utilizados na exposição, extraídos da imprensa regional de várias ilhas, permitem conhecer o modo como os açorianos se entrosaram nesse movimento.

Os conteúdos ressaltam o espírito patriótico que levedou no regime, bem como um novo universo simbólico em torno da bandeira, do hino, da moeda, dos feriados e da toponímia.

Outros temas, como a relação do Estado com a Igreja, a educação, a questão social, a situação da mulher, o papel da maçonaria, a Festa da Árvore ou a Educação Física/Desporto, procuram mostrar divergências ideológicas no seio da sociedade portuguesa, evidenciar as realizações levadas a cabo pelo regime, mas também o que ficou aquém das intenções.



GaCS/DRaC

Sem comentários: