quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Governo vai reconhecer e validar competências dos jovens voluntários




O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, apresentou hoje, em conferência de imprensa no Teatro Micaelense, o programa "Voluntariado Jovem".

Este programa, com intervenção nas áreas social, cultural e a ambiental, tem como objectivos criar condições propícias à participação dos jovens em actividades de voluntariado, sensibilizar a comunidade para o valor e a importância do voluntariado enquanto expressão de participação cívica, aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado dos jovens e garantir o reconhecimento das capacidades e competências dos jovens.

O programa é um espaço de encontro entre quem quer exercer voluntariado e quem disponibiliza oportunidades de enquadramento de jovens voluntários, em projectos social e culturalmente úteis, de acordo com os seus interesses, capacidades e disponibilidade.

É direccionado para jovens dos 15 aos 30 anos que, por motivação pessoal, espírito cívico e/ou impulso solidário, queiram livremente assumir o compromisso de dedicar parte do seu tempo, gratuitamente, com regularidade e responsabilidade, a projectos e actividades de interesse social e/ou cultural, a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que prosseguem objectivos de carácter social, disponíveis para enquadrar, formar, apoiar e orientar jovens voluntários integrando-os nas suas actividades, de acordo com os seus conhecimentos, capacidades pessoais e interesses e a agentes económicos e outras entidades da sociedade civil que, no exercício de uma cidadania organizacional e social, queiram participar, apoiando financeiramente o desenvolvimento de projectos e actividades de carácter social e cultural que envolvam jovens voluntários.

Segundo o Director Regional da Juventude, “esta estratégia de incremento do voluntariado visa fazer com que as competências adquiridas por essa via sejam reconhecidas e valorizadas, e que os projectos de voluntariado sejam encarados como uma ferramenta da educação não formal e como suporte para a educação formal, potenciando a participação activa e o crescimento das entidades, promovendo a diversidade, inclusão e a igualdade de género”.

Assim, com o programa "Voluntariado Jovem", os jovens voluntários têm direito a ter a Caderneta de Voluntário, que constitui o portfólio de competências do jovem voluntário, traduzindo uma mais valia curricular, de carácter não formal, valorizável no acesso futuro à formação e/ou à inserção no mercado de trabalho, a participar em acções de formação conducentes ao desenvolvimento das competências necessárias à boa prestação do serviço voluntário, reforçando o sentido de utilidade social dos jovens e a ter um Cartão de identificação de Jovem Voluntário, ao qual estão associadas regalias, cuja validade remete para o prazo de duração do projecto no qual participa e a beneficiar do seguro social voluntário.

Além disso, o programa "Voluntariado Jovem" servirá para permitir que a prática do voluntariado seja mais disseminada na sociedade açoriana, sendo uma forma de intervir na sociedade, potenciando o trabalho comunitário. Para Bruno Pacheco “o voluntariado é uma das faces da “moeda” designada por livre iniciativa, sendo que a outra é o empreendedorismo”.

Refira-se que o ano de 2011 é o Ano Europeu do Voluntariado, sendo que, com este programa, o Governo dos Açores associa-se às comemorações.

Para mais informações sobre este programa, pode-se visitar o sítio na Internet:
http://www.voluntariadojovem.drj.azores.gov.pt/ ou contactar a Direcção Regional da Juventude, através do telefone 296304470 ou do e-mail drj@azores.gov.pt.



GaCS/DRJ

Sem comentários: