sábado, 30 de outubro de 2010

Qualificação profissional constitui um desafio para a Região e para o país



A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social considerou ser um desafio para a Região e para o país a aposta na qualificação profissional.

Durante a sessão de encerramento da XIX edição do Campeonato Regional das Profissões, ontem em Ponta Delgada, Ana Paula Marques disse mesmo ser "o caminho” para dotar os cidadãos açorianos com mais e melhores competências e para uma maior empregabilidade.

Neste contexto revelou que o Governo dos Açores, através do Pro-Emprego, vai avançar, ainda na actual legislatura e nos próximos anos, com um programa de qualificação profissional mais intenso, para que as empresas da Região tenham, também, mais qualidade, ao nível dos recursos humanos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da economia regional.

Ana Paula Marques, que destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo e os “resultados excelentes” obtidos nesta área, realçou o número de pessoas que saem das escolas profissionais e integram o mercado de trabalho.

A Secretária Regional apelou, ainda, aos jovens para uma maior determinação e empenho, devendo os mesmos, caso seja necessário, procurarem novas áreas de formação, dando a título de exemplo a reconversão profissional de 90 licenciados que estão na Universidade dos Açores a obterem formação noutras áreas com vista a uma melhor empregabilidade.

Na ocasião, a governante regional teceu, ainda, fortes elogios aos jovens, aos formadores e às escolas profissionais da Região pelos resultados obtidos na qualificação profissional.

Ana Paula Marques afirmou, ainda, estar “orgulhosa” do trabalho desenvolvido pelos jovens açorianos nos campeonatos regionais, nacionais e europeus, os quais têm vindo a conquistar um elevado número de medalhas de ouro e de excelência, honrando, assim, os Açores.

O esforço e o empenho demonstrados nestes certames são, no entender da governante regional, também, motivo de orgulho para a Região e demonstra bem a qualidade da formação profissional ministrada nas escolas profissionais na Região.

Actualmente mais de seis mil jovens frequentam cursos profissionais.



GaCS/SM

Sem comentários: