quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Governo dos Açores nunca disse que estava satisfeito com a proposta de Orçamento do Estado para 2011



O Governo dos Açores nunca disse que estava satisfeito com a proposta de Orçamento de Estado e com algumas das suas medidas que se traduzem em dificuldades acrescidas para as famílias e para as empresas portuguesas.

A afirmação é do Vice-Presidente do Governo e foi proferida hoje, na Assembleia Legislativa Regional, na sequência de uma declaração política feita pela líder parlamentar do Bloco de Esquerda.

“Afirmar isso é uma das mais gravosas mentiras que já ouvimos nesta Casa”, assegurou na ocasião Sérgio Ávila, adiantando que não se pode confundir a “satisfação legítima” do Governo dos Açores pelo cumprimento integral das Lei de Finanças Regionais com o apoio a um conjunto vasto de medidas gravosas contidas na proposta de Orçamento do Estado.

O que expressamos foi satisfação pela manutenção da Lei de Finanças Regionais e dos recursos financeiros a que a Região tem direito, explicou o governante.

De resto, acrescentou Sérgio Ávila, a prova de que não estamos satisfeitos com a proposta de Orçamento do Estado está no facto do Governo dos Açores já ter decidido tomar “um conjunto de medidas adicionais, redireccionando o investimento e a despesa pública para acentuar o apoio às famílias e às empresas”.

O Vice-Presidente do Governo denunciou também uma alegada “estratégia comum” de tentar colar a realidade dos Açores ao cenário nacional, considerando que tal atitude, para além de não ser responsável, não corresponde à verdade dos factos nem à realidade.

Segundo Sérgio Ávila, os açorianos têm consciência de haver medidas no âmbito nacional que dificultam o seu rendimento e a vida das empresas, mas também sabem que “têm no Governo dos Açores uma entidade que irá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para minimizar estas dificuldades e para apoiar as famílias e as empresas”.


GaCS/FG

Sem comentários: