segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Avelino Meneses considera que declarações públicas sobre perigosidade do amianto nas escolas dos Açores "roçam a irresponsabilidade"

O Secretário Regional da Educação e Cultura considerou hoje que as declarações públicas recentemente produzidas por um responsável do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores sobre a perigosidade do amianto nas escolas do arquipélago “roçam a irresponsabilidade, porque fogem à verdade”.

Avelino Meneses frisou que o Governo dos Açores fez em 2014 uma análise à qualidade do ar a três escolas de S. Miguel, designadamente dos Arrifes, Canto da Maia e das Capelas, com cobertura de fibrocimento, “potencialmente escolas com amianto”.

Dessas análises resultaram que “não foram detetadas partículas gerais em suspensão” nas escolas dos Arrifes e Canto da Maia, enquanto nas Capelas “foram detetadas, em poucas salas, partículas diversas em suspensão”, acrescentou.

Perante esta situação, salientou o Secretário Regional, foi realizada uma segunda análise nas Capelas e os resultados trabalhados por um laboratório da especialidade norte-americano apontam para a deteção de “algumas partículas de amianto em suspensão, mas em valores muito inferiores aos mínimos considerados perigosos”.

Face a estas conclusões, o Secretário Regional da Educação e Cultura considerou que “é preciso não trazer para a opinião púbica inquietações desnecessárias”.

Avelino Meneses recordou ainda que, de acordo o programado pelo Governo dos Açores, até ao final da presente legislatura, as escolas da Região com cobertura de fibrocimento estarão em fase de intervenção ou com os necessários procedimentos assegurados para esse efeito.

“Por isso, creio que podemos estar sossegados na convicção do nosso objetivo de remover o amianto quanto antes, mas também com a certeza de que o amianto não significa um perigo iminente e, muito menos, se poderá correlacionar com casos de cancro ou outras problemáticas inquietantes”, afirmou o Secretário Regional.

Anexos:
2014.11.17-SREC-AmiantoEscolas.mp3

GaCS

Sem comentários: