segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Biblioteca Pública de Ponta Delgada inaugura hoje duas exposições

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, inaugura hoje duas exposições, intituladas “Terramoto 1.1.80 | Novas Imagens - Exposição de Fotografia” e "Restauro, Recuperação e Conservação do Património Arquitetónico Açoriano".

A primeira destas exposições, organizada pelo Instituto Açoriano de Cultura (IAC) e pelo Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), pretende evocar o 25.º aniversário do terramoto que ocorreu nos Açores a 1 de janeiro de 1980 e causou a morte a dezenas de pessoas e a destruição de uma considerável parte do parque habitacional das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa.

Esta mostra de fotografia reúne em três partes, denominadas A Dor, A Destruição e O Socorro, imagens de profundo significado, algumas inéditas, que retratam as consequências da catástrofe naquelas três ilhas do Grupo Central do arquipélago.

A segunda exposição, produzida pelo IAC, foi concebida com o objetivo de sensibilizar para a correta recuperação e conservação do património arquitetónico açoriano, focando essencialmente a questão da habitação.

Esta mostra decorre da perceção de que, de um modo geral, são negligenciadas regras básicas destes procedimentos, muitas vezes por desconhecimento das mesmas.

As duas exposições estarão patentes até 24 de março de 2015, no piso 0, ala de exposições da Biblioteca, podendo ser visitadas nos dias úteis das 9h00 às 19h00 e, aos sábados, das 14h00 às 19h00.


A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: