terça-feira, 18 de novembro de 2014

Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada apresenta mostra documental sobre Arquivos Paroquiais

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem patente até 15 de janeiro de 2015 uma mostra documental intitulada “Arquivos Paroquiais: traços do nascer, viver e morrer de um povo”.

A exposição pretende dar a conhecer esta importante fonte documental, através de registos diversos que permitem conhecer e relacionar os conteúdos informacionais, traçando vivências e relações familiares.

As Conservatórias do Registo Civil são presentemente os serviços competentes para proceder ao registo dessas etapas, mas nem sempre foi assim, pelo que esta mostra visa evidenciar que a Igreja, desde o século XVI, fixava em livro próprio o ciclo de vida dos seus fiéis.

A recomendação do registo remonta à primeira metade do século XVI, mas apenas a partir do Concílio de Trento se tornou regra.

A 24.ª sessão deste Concílio, realizada a 11 novembro de 1563, tornou obrigatório o registo, em livro próprio, dos batismos e casamentos realizados nas paróquias, tendo, em 1614, o Papa Paulo V estabelecido igual obrigatoriedade para o registo dos óbitos.

Os registos ou assentos existentes nos diversos arquivos constituem, por isso, uma valiosa fonte de informação para diferentes áreas do saber, nomeadamente a Demografia, a Genealogia, a História da Família e a História Social.

Nesta pequena mostra patente na Biblioteca Pública de Ponta Delgada consegue-se, através dos registos de casamento e de óbito, acompanhar, ainda que sucintamente, a linha de duas famílias.

Nas 57 paróquias/freguesias da ilha de São Miguel e nas cinco da ilha de Santa Maria, correspondentes à área jurisdicional do Arquivo, a data mais recente dos registos paroquiais varia entre 1905 e 1911, consoante as séries e as incorporações das respetivas conservatórias.

O mais antigo registo existente data de 1541, tratando-se de um registo de batismo da Paróquia de Nossa Senhora da Estrela, no concelho de Ribeira Grande.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: