terça-feira, 4 de novembro de 2014

Direção Regional da Juventude participa nas Jornadas da Juventude Empreendedora, na Horta

A Direção Regional da Juventude participa, entre 6 e 8 de novembro, nas I Jornadas da Juventude Empreendedora, que se realizam no âmbito do Fórum Municipal da Juventude da Horta, no Faial.

No primeiro painel deste fórum, denominado “Desafios profissionais: contributo do empreendedorismo jovem nas escolas”, vão ser apresentados os resultados das quatro edições anuais do projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, uma iniciativa da Direção Regional da Juventude que resulta numa aposta na educação para o empreendedorismo nas escolas dos Açores.

O convite da Câmara Municipal da Horta acentua a relevância que tem vindo a assumir este projeto pedagógico, composto por conjunto de atividades didáticas ministradas por professores em sala de aula, que já foi aplicado em cerca de 500 turmas de 45 escolas do ensino básico, secundário e profissional, envolvendo 170 docentes formados para o efeito e cerca de 10 mil alunos.

Cada edição anual do projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso” termina com a realização de um concurso regional de ideias de negócio, que é a face mais visível deste projeto, onde uma equipa de cada escola apresenta a sua ideia e plano de negócio a um júri especializado, que os avalia e decide os vencedores.

O primeiro prémio é uma missão de empreendedorismo em Lisboa, com a duração de quatro dias.

No segundo dia destas Jornadas da Juventude Empreendedora, a Direção Regional da Juventude vai apresentar outros programas destinados a jovens, com especial destaque para o programa “Erasmus+: Juventude em Ação”.

Em simultâneo com a realização das jornadas, está a decorrer nas escolas das ilhas do Faial, Pico e São Jorge a primeira visita de acompanhamento da quinta edição do projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”.

Esta edição tem como principais inovações a aplicação do projeto em 10 turmas do 1.º Ciclo com recurso a um pacote pedagógico criado para o efeito, na forma de um jogo interativo online, implementado pela primeira vez no país, mas também uma ação de formação acreditada para aprofundamento de conhecimentos, destinada aos professores que já estão no projeto há vários anos e que se realizará em fevereiro de 2015, assim como o Concurso IdeiAçores em formato de ‘campo de verão’, com a duração de quatro dias, após o encerramento do ano letivo.

A Direção Regional da Juventude pretende, no futuro, estender a educação empreendedora ao ensino não formal, envolvendo associações juvenis, diversificar a formação com a realização de um ‘bootcamp’ em Empreendedorismo Social e apoiar a incubação de ideias de negócio de jovens.



GaCS

Sem comentários: