terça-feira, 4 de novembro de 2014

Governo cria Programa Emanuel Félix para promover autores açorianos e divulgar a Região na América do Norte

O Diretor Regional das Comunidades anunciou, em Winnipeg, no Canadá, a criação do Programa Emanuel Félix, uma iniciativa para “valorizar os autores açorianos e as suas obras literárias", mas também para "divulgar a Região, em especial junto das segundas e terceiras gerações de açordescendentes da América do Norte, bem como do público de língua inglesa em geral”.
“Este programa de apoio à tradução contribuirá para a difusão da cultura açoriana, procurando simultaneamente corresponder às necessidades das novas gerações das comunidades, ou seja, daqueles que, sendo filhos e netos de açorianos, já nasceram fora das ilhas e não dominam a língua de Camões, mas permanecem ligados e interessados no valioso património cultural das suas raízes”, afirmou Paulo Teves.
O Programa Emanuel Félix consiste no apoio, pelo Governo dos Açores, à tradução de obras de autores açorianos para posterior publicação no Canadá, Estados Unidos da América ou Bermuda.
“Os valores dos Açores no campo da literatura, por força da sua reconhecida qualidade, devem ultrapassar as fronteiras das nossas comunidades e abranger as sociedades de acolhimento dos açorianos emigrados”, salientou o Diretor Regional.
O nome deste programa é uma homenagem ao poeta, ensaísta e autor de contos e crónicas terceirense Emanuel Félix Borges da Silva, falecido em 2004, que é considerado uma referência literária açoriana da segunda metade do século XX.
O Diretor Regional das Comunidades, que falava na sessão de abertura da Semana Cultural da Casa dos Açores do Winnipeg, lembrou que “o Governo dos Açores, ao longo dos anos, tem prestado uma especial atenção à promoção e divulgação de autores açorianos e de obras com temática regional junto das comunidades, nomeadamente, através do envio regular de bibliografia a todas as Casas dos Açores”.
“As Casas dos Açores, espaços privilegiados de divulgação da nossa Região em diversas áreas, estão devidamente apetrechadas com bibliotecas que incluem centenas de publicações, disponíveis não apenas aos Açorianos, mas também a todos quantos desejam aprofundar conhecimentos sobre a Região, a nossa cultura e os nossos autores”, salientou Paulo Teves, para quem o Programa Emanuel Félix “permitirá alargar o contacto com esta riqueza patrimonial a um público ainda mais amplo”.
No âmbito da visita que está a realizar ao Canadá, o Diretor Regional das Comunidades participou domingo na Semana Cultural da Casa dos Açores do Quebeque e, quarta-feira, estará presente na Semana Cultural da Casa dos Açores do Ontário, deslocando-se depois aos Estados Unidos da América, onde participará nas comemorações do 23.º aniversário da Casa dos Açores da Nova Inglaterra e na reunião anual do Portuguese American Citizenship Project (PACP), no Estado de Nova Jérsia.


GaCS

Sem comentários: