quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Educação, Cultura e Desporto são "prioridades" para o Governo dos Açores, assegura Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura assegurou hoje, na Horta, que os setores da educação, cultura e desporto “são prioridades para o Governo dos Açores” e vão receber um aumento de verbas em 2015.

Avelino Meneses, em declarações no final da audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano e Orçamento da Região para 2015, salientou que se prevê para aquelas áreas “um aumento de investimento” relativamente ao ano em curso, passando de 71 para 80 milhões de euros.

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, atendendo a que os “recursos são finitos”, tem “as condições suficientes não só para manter, mas sobretudo acrescer as suas metas e objetivos”, frisou Avelino Meneses.

Este acréscimo de investimento, segundo o Secretário Regional, vai refletir-se, no caso da educação, “fundamentalmente em duas grandes áreas", nomeadamente as construções escolares e os projetos pedagógicos.

Na área das construções escolares estão previstas intervenções de construção, remodelação ou requalificação em 11 escolas, o que significa que será possível nos próximos anos "encerrar o problema das instalações escolares nos Açores”, salientou Avelino Meneses.

Por outro lado, adiantou que “há um acréscimo substancial de fundos nos denominados projetos pedagógicos”, os quais, à luz da Agenda 2020, obrigam “à redução do insucesso escolar e à erradicação do abandono escolar precoce”.

Nesta medida, o Secretário Regional da Educação e Cultura destacou o alcance do projeto de promoção do sucesso escolar, “um projeto que fará naturalmente uma aliança com iniciativas do passado tendentes ao combate ao insucesso escolar e que têm tido algum êxito”.

“Nós queremos continuá-las, aprofundá-las, queremos integrá-las e criar um plano de combate a esta dificuldade que atravessamos e que estamos convencidos que há todas as condições para que seja superada”, afirmou.

Avelino Meneses destacou também o acréscimo de investimento previsto para a cultura que, além da dinamização das atividades culturais, está também dirigido para um conjunto de obras que decorrerão por todas as ilhas.

A conclusão das obras da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, a requalificação do Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, a prossecução do projeto museológico do Corvo, da torre do Aeroporto de Santa Maria, as obras no Museu Francisco Lacerda, em S. Jorge, o núcleo de construção naval do Museu do Pico, a ser sedeado na freguesia de S. Amaro, e a transformação da 'Trinity House' no núcleo museológico dos cabos submarinos foram algumas das obras referidas por Avelino Meneses.

Anexos:
2014.11.05-SREC-ComissãoAssuntosSociais.mp3

GaCS

Sem comentários: