quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Governo dos Açores promove exposição sobre a temática das discriminações no âmbito do concurso “Artisocial”

O concurso regional de criação artística “Artisocial” inaugura sexta-feira, na Pousada de Juventude de Ponta Delgada, a exposição homónima que resulta de uma seleção dos trabalhos concorrentes, tendo em conta a originalidade, criatividade, qualidade artística e a referência às temáticas da igualdade, da não discriminação e do combate à violência doméstica.
Este concurso realiza-se no âmbito do projeto ‘Antes de me Discriminares, Conhece-me’, uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Solidariedade Social, em parceria com o CIPA- Novo Dia.
A exposição “Artisocial”, que integra sete trabalhos nas áreas de artes plásticas, fotografia, literatura e reportagem, estará patente até 8 de dezembro naquela Pousada de Juventude, podendo depois ser visitada, entre 10 a 15 de dezembro, no Centro Comercial Solmar, também em Ponta Delgada.
Do concurso regional de criação artística, além da exposição dos trabalhos selecionados, resultará a realização de noites temáticas e uma campanha contra as discriminações, que vai incluir os trabalhos premiados por área artística, a realizar em 2015.
O projeto “Antes de me Discriminares, Conhece-me” pretende dar continuidade à campanha contra as múltiplas formas de discriminação, que teve início em 2013 e concretizou, de abril a outubro de 2014, trinta e sete ações de sensibilização em oito ilhas do arquipélago, com a exceção da ilha do Corvo, abrangendo cerca de três mil jovens.
Além de informar, o projeto pretende estimular os jovens à participação livre e ao exercício de uma cidadania ativa, promovendo o combate à violência doméstica e desmistificando preconceitos, estereótipos e representações sobre o género, a idade, a orientação sexual, a etnia e a deficiência, tendo como base o Princípio da Igualdade previsto na Constituição da República Portuguesa.


GaCS

Sem comentários: