quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Museu Carlos Machado apresenta “As Máquinas do Tempo”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, inaugura sexta-feira, 7 de novembro, no Núcleo de Arte Sacra, instalado na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, uma mostra temporária intitulada “As Máquinas do Tempo”.

Esta exposição é composta por vários objetos das coleções da instituição, maioritariamente de Artes Decorativas, mas também de Etnografia Regional e História Natural, centrados na temática do registo e da medição do tempo, com os quais o museu procura apresentar ao público parte do seu espólio em reserva, nomeadamente relógios de parede e de banca.

A mostra pretende confrontar os visitantes com a distinção entre a passagem do tempo registada no mostrador de um relógio, instrumento de precisão mecânica, e a passagem do tempo registada subjetivamente, sendo esta mediada por sentimentos, apegos, memórias, nostalgia, saudades, ânsias e inquietudes, qualidades humanas que a divisão em horas, minutos ou segundos não mede com precisão.

O visitante pode, por isso, encontrar não só os objetos, que representam um tempo parado, mas também mensagens escritas por grandes nomes da literatura mundial, como Virginia Woolf, Antoine de Saint-Exupéry, J.R.R. Tolkien, Jonathan Larson e Jorge Luis Borges, que abordam a temática da diferença entre o tempo subjetivo (da mente) e o tempo preciso (do relógio).

Estes autores alertam para a possibilidade de o tempo não ser registado universalmente por todos da mesma forma, nem tão pouco estar preso à métrica da sua contagem mecânica, havendo algo mais que determina a sua medição, ou seja, a subjetividade humana.

Esta mostra poderá ser visitada até fevereiro de 2015, no normal horário de funcionamento da instituição.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: