quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Museu de Angra do Heroísmo promove exposições sobre música

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, inaugura sábado, 8 de novembro, pelas 15h00, na Sala do Capítulo, duas exposições subordinadas ao tema da música.

Com estas exposições, o museu pretende homenagear os homens e mulheres, de todas as idades, que se dedicam nos seus tempos livres ao prazer da música e, dessa forma, servem a comunidade em que se integram.

Na exposição interativa intitulada “e-maestro”, da autoria de Rui Avelans Coelho, sugere-se que o público-utilizador, através da consola de controlo, que funciona como a ‘estante do maestro’, interaja com o vídeo de uma orquestra de dimensão real, escolhendo e misturando os vários instrumentos em reprodução.

A segunda exposição, intitulada “A ver a banda passar…”, apresenta alguns instrumentos e partituras do acervo do Museu de Angra do Heroísmo provenientes de bandas militares e, particularmente, da Banda Regimental de Angra.

Com estas iniciativas pretende-se que o visitante compreenda a importância dos vários instrumentos na sonoridade global de uma banda sinfónica, assim como possibilitar a interiorização das suas várias sonoridades e da forma como se complementam na composição geral da peça executada.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: