segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Rodrigo Oliveira destaca trabalho de cooperação no apoio aos emigrantes obrigados a regressar

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou, em Ponta Delgada, a importância do trabalho em rede e das parcerias estabelecidas pelo Governo dos Açores no “apoio que é dado aos Açorianos que emigraram e que, por motivos diversos, foram obrigados a regressar à sua terra de origem”.

“A ação do Governo dos Açores tem por base uma estratégia de proximidade, concertada com diversas associações e entidades, na Região e na Diáspora, que permite uma ação tanto ao nível das comunidades emigradas, como do próprio processo de deportação e, depois, ao nível dos desafios que se abrem após a chegada à Região“ afirmou Rodrigo Oliveira, que falava domingo no almoço de Ação de Graças oferecido a cidadãos repatriados e respetivas famílias.

Rodrigo Oliveira destacou o desenvolvimento da ‘Plataforma Regressos’, da Direção Regional das Comunidades, que visa “promover uma maior e melhor comunicação entre todas as instituições envolvidas nos processos de acompanhamento e integração dos cidadãos regressados compulsivamente aos Açores”, considerando que permitirá “dar respostas mais céleres e adequadas às suas dificuldades e desafios específicos”.

“Terminamos já a primeira fase da implementação desta nova ferramenta, através da conceção de todos os parâmetros de atuação e de formulação do processo individual de integração e estamos agora na fase final da operacionalização informática”, revelou o Subsecretário Regional, na intervenção que proferiu nesta iniciativa promovida pela comunidade açoriana residente da costa leste dos Estados Unidos, em colaboração com diversas organizações dos Açores.

O Subsecretário salientou que se tem assistido nos anos mais recentes “a um decréscimo acentuado da deportação para os Açores dos Estados Unidos, Canadá e Bermudas, cifrando-se em 2014, até ao momento, em 20 processos, números que, no início da década, eram três vezes superiores”.

“Este decréscimo - que é bastante positivo e, esperamos, sustentado -, resulta, entre outros fatores, de uma crescente tomada de consciência da importância da naturalização no país de acolhimento por parte dos nossos emigrantes, por força do esforço conjunto do Governo dos Açores e de diversas organizações dos Estados Unidos e Canadá”, afirmou.

Rodrigo Oliveira, que teve junto a si, durante a intervenção, os voluntários que trabalharam nesta iniciativa, enalteceu ainda a colaboração e o empenho de diversas pessoas e associações das comunidades da diáspora e da Região na concretização do projeto ‘Thanksgiving’, que foi levado às ilhas Terceira e São Miguel.

Para o Subsecretário Regional, trata-se de uma iniciativa que “reforça a afetividade e a solidariedade entre os dois lados do Atlântico, características do povo açoriano que nem o tempo nem a distância conseguem apagar”.



GaCS

Sem comentários: