quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Secretário Regional a Educação e Cultura destaca no âmbito desportivo o "bom exemplo" dos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, que em matéria do desporto os Açores são um “bom exemplo nacional”.

Avelino Meneses, que falava durante a sessão de apresentação da versão online da Carta das Instalações Desportivas Artificiais da Região, avançou que os resultados desportivos recentemente alcançados, em diversas modalidades, “prognosticam a existência, na próxima década, de atletas dos Açores a competir pelo acesso aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”.

Todos os indicadores para isso apontam, adiantou o titular da SREC, “em 2011, o país possuía uma taxa de participação desportiva absoluta de 4,95%. Na Região, a mesma taxa era de 9,4%, muito à frente do continente, com uma participação de 4,8%, e da Madeira, com uma participação de 6%. Já em 2013, a taxa de participação desportiva absoluta era, entre nós, de 9,5%, dada a existência de cerca de 23 mil atletas federados”.

“No dia-a-dia, a comunicação social confunde o desporto com o universo da competição, caraterizado pela vitória que traz alegria e pela derrota que traz tristeza. Neste contexto, é preciso não esquecer a máxima de Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos Modernos, segundo a qual o mais importante não é vencer, mas sim participar”, adiantou.

Por isso, de acordo com Avelino Meneses, o desporto nos Açores “é uma atividade de todos e para todos , que não exclui a competição que, naturalmente, possui por objetivo a excelência”.

“É por ser uma atividade de todos e para todos que nas escolas, entre as crianças, os adolescentes e os jovens, se assiste à criação e à multiplicação dos clubes desportivos escolares, promotores da atividade física desportiva”, acrescentou. 

O Secretário Regional da Educação e Cultura recordou, ainda, que é fruto desta estratégia que também, a partir de 2005, “a pensar nos adultos” foi criado o programa Açores Ativos e que o desporto açoriano “contempla a inclusão da deficiência”, bem como tornou gratuito o acesso às estruturas desportivas da Região.

A versão online da Carta das Instalações Desportivas Artificiais dos Açores hoje apresentada, que ficará disponível no acesso da Direção Regional do Desporto no portal azores.gov.pt, integra o conjunto de documentos que constituem o Atlas Desportivo Regional e que vêm sendo atualizados ao longo dos anos.

A disponibilização da Carta das Instalações Desportivas Artificiais em formato de plataforma eletrónica, permite aos potenciais utilizadores daquele género de instalações desportivas, a obtenção informação permanentemente atualizada de uma forma mais interativa.


Anexos:
2014.12.04-SREC-Desporto.mp3
GaCS

Sem comentários: