quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Isabel Rodrigues apela a um compromisso do país e da União Europeia no combate ao desemprego jovem

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares apelou hoje para a necessidade de um “compromisso sério do país e da União Europeia” no combate ao desemprego jovem que é um problema de Portugal e da União Europeia e que se repercute nos Açores.

Isabel Rodrigues considera que, pela sua dimensão, o problema exige ”um compromisso do país no sentido de reforçar a coesão social e diminuir as desigualdades mas também de lutar pela dignificação do trabalho e assegurar um investimento no futuro que não nos deixe reféns deste presente de crise e de políticas brutais de ajustamento”.

Um compromisso que a Secretária Regional exige também da União Europeia “no sentido de garantir uma moeda única que gere prosperidade para todos, e não só para alguns, e ainda um programa de recuperação económica e de emprego que permita a convergência e a coesão entre os Estados Membros num processo que discrimine positivamente as Regiões Ultraperiféricas como os Açores”.

O apelo de Isabel Rodrigues foi proferido na sessão de abertura do colóquio internacional sobre os Desafios da Juventude nas Regiões Europeias, uma iniciativa do Governo Regional e da Universidade dos Açores que reúne jovens e especialistas regionais, nacionais e internacionais durante dois dias no campus universitário de Ponta Delgada.

Os jovens açorianos enfrentam hoje desafios únicos que vão desde as alterações no mercado de trabalho, às mudanças sociais e à evolução tecnológica permanente. Aos desafios globais e europeus, há que juntar aqui nos Açores a natureza arquipelágica e ultraperiférica que coloca entraves à mobilidade dos jovens, na prossecução dos seus estudos superiores e no acesso aos mercados de trabalho.

 Isabel Rodrigues renovou o apelo à participação cívica dos jovens açorianos, nomeadamente através da apresentação de “contributos que ajudem a criar melhores políticas públicas”, que respondam efetivamente às suas necessidades e aos desafios da juventude numa região europeia com as especificidades dos Açores.


Anexos:
2014.12.04-SRAPAP-ColóquioInternacionalJuventude.mp3
GaCS

Sem comentários: