terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Vasco Cordeiro afirma que Açores têm oportunidades para investimento

O Presidente do Governo desafiou hoje, em Montreal, no Canadá, os empresários açorianos e açor descendentes a investir nos Açores, aproveitando as oportunidades que a Região apresenta atualmente e contribuindo para o progresso e a riqueza da terra onde nasceram ou de onde partiram os seus pais e avós.

“Querem ser nossos parceiros, ajudar a desenvolver a terra dos vossos antepassados?”, questionou Vasco Cordeiro, dirigindo-se aos mais de três dezenas de empresários que participaram no encontro promovido pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), que visou “dar a conhecer as oportunidades que existem para quem quer ser nosso parceiro”.

“Quando os Açorianos aqui chegaram, saíram dos Açores por não tinham oportunidades para eles. Agora estamos a tentar resgatar a História e dizer que os Açores têm oportunidades para oferecer”, frisou o Presidente do Governo, salientando, entre outros, o facto de os Açores serem uma porta de entrada na União Europeia, terem finanças públicas equilibradas, um défice orçamental reduzido e bons sistemas de incentivos.

Na intervenção que proferiu na abertura da reunião, Vasco Cordeiro destacou as oportunidades de investimento existentes em áreas como o Turismo e o Mar, mas também ao nível dos lacticínios, onde “a questão não é produzir mais, mas valorizar a produção junto dos consumidores, apresentar às pessoas a qualidade dos produtos açorianos”, e no setor dos vinhos, recordando que existem áreas abandonadas na ilha do Pico que podem voltar a produzir, “não apenas vinhos brancos, mas vinhos brancos de uma zona que é Património Mundial da UNESCO.

No final do encontro, em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro afirmou ter sido uma “reunião muito produtiva, que permitiu lançar as bases para um maior envolvimento e um maior conhecimento da nossa comunidade de Montreal quanto às oportunidades de negócio que os Açores apresentam neste momento”.

“Esperamos que, a partir daqui, se fortaleçam os canais de comunicação e que efetivamente se possa entrar numa nova fase de participação das comunidades açorianas no processo de desenvolvimento e de progresso da sua terra”, acrescentando o Presidente do Governo, manifestando satisfação por estar já a ser preparada uma missão empresarial aos Açores com investidores de Montreal.

Neste segundo dia da visita do Presidente do Governo ao Canadá, Vasco Cordeiro desloca-se a Winnipeg, na província do Ontário, onde terá esta noite um encontro com a comunidade açoriana ali residente.

Anexos:
2014.12.02-PGR-ReuniãoEmpresáriosQuebeque.mp3

GaCS

Sem comentários: