Governo dos Açores e Estaleiros de Viana do Castelo reúnem-se hoje.
A hipótese de o ferry Atlântida ir para os Açores, como previsto inicialmente, tem ganho maior força nos últimos dias, havendo já negociações entre o Governo dos Açores e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que podem ficar hoje quase fechadas.
Segundo soube o DN, prevê-se para hoje uma reunião entre representantes do Governo e o presidente dos ENVC com vista a um entendimento. Note-se que, ontem, o líder do Executivo regional salientou que "a solução definitiva está a ser estudada" para o transporte marítimo dos Açores.
Carlos César confirmou haver negociações em curso, mas frisou que o Governo regional apenas comentará o caso quando elas estiverem concluídas. Em causa estão o valor já pago pelo navio Atlântida (rejeitado por não cumprir os requisitos contratuais) e o futuro do navio Anticiclone, cuja construção parou devido ao aparente desinteresse das autoridades açorianas. O maior entrave é o valor a pagar pela "AtlanticoLine" - a empresa pública encarregue do transporte marítimo nos Açores e detida pelo Governo Regional - pois, segundo fontes dos ENVC, o desejo açoriano "era ter o navio quase a custo zero".
Face às consequências "económicas e sociais" da rejeição do Atlântida, o Governo de Lisboa concluiu que o navio deve ir para o arquipélago, mas admitindo uma espécie de desconto no valor da compra (47 milhões de euros).
Fonte: DN Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário