sábado, 8 de agosto de 2009

Rota de Vinhos nos Açores


A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) está presente pela segunda vez consecutiva com um espaço na Feira Gastronómica da Praia da Vitória. José Arruda, Secretário-geral da Associação, destacou que um dos projectos em estudo para a Região é a criação de uma “Rota de Vinhos”, onde a Terceira tem de marcar presença, bem como o Pico e a Graciosa.




A Feira Gastronómica das Festas da Praia da Vitória conta pelo segundo ano consecutivo com a presença de stand dedicado ao vinho. O Secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a entidade responsável pela dinamização desse espaço, constatou uma maior adesão das pessoas às provas realizadas: “no primeiro ano foi uma novidade e muitos dos visitantes não se aperceberam das dinâmicas de provas que efectuávamos, este ano notamos uma maior participação nas duas provas diárias que realizamos”.

Todos os dias uma região do país assume lugar de destaque e alguns dos vinhos seleccionados vão a prova na hora de almoço e jantar. A iniciativa é assegurada pelos produtores e como tal é gratuita. “O nosso objectivo é que as pessoas consigam diferenciar o tipo de vinho que consomem. Tentamos durante as provas responder às curiosidades de todos e fornecer algumas luzes sobre conhecimentos básicos dos vinhos em causa”, refere o secretário.

Os açores

No domingo passado os vinhos dos Açores tiveram lugar de honra. Houve um interesse muito grande dos visitantes em conhecer a realidade vitivinícola da região e um dos vinhos foi uma surpresa para quase todos, mesmo para os responsáveis da Associação. “Sem querer diferenciar os vinhos dos Açores confesso que fiquei surpreendido com o Magma da Adega Cooperativa dos Biscoitos, eu e todas as pessoas porque o vinho até esgotou”, frisa José Arruda.

A AMPV tem como vocação “defender a cultura dos vinhos em todas as suas áreas, sejam de consumo ou não”. O potencial turístico do vinho é cada vez explorado como uma vertente importante para o turismo, quer seja pelo facto de ser um produto de consumo muito próprio do nosso país, quer seja pelo impacto paisagístico que esta cultura proporciona.

José Arruda defende que os Açores devem apostar nesse sector, por isso mesmo a AMPV tem no horizonte promover a criação de uma Rota do Vinho na região: “estamos em conversações para conseguir criar uma Rota do Vinho nos Açores e a presença da Ilha Terceira é fundamental nesse projecto, bem como o Pico e a Graciosa”. Esta rota pode ser mais uma ferramenta importante na divulgação das ilhas nos circuitos internacionais do vinho.

O responsável da AMPV acrescentou ainda que “deve haver um esforço da restauração local na dinamização dos vinhos da terra. A qualidade da produção local é de bom nível e acho que é um serviço mau da restauração não proporcionar a quem visita as ilhas a experiência de beber vinho dos Açores”.

Os vinhos dos Açores e de forma particular os vinhos produzidos na Terceira têm sido divulgados com alguma atenção pela AMPV, primeiro porque é uma das metas da Associação, segundo porque o potencial dos vinhos insulares é grande. “Temos uma preocupação em divulgar os vinhos, por exemplo dos Biscoitos, a nível nacional, não só em feiras e certames, mas em conseguir contactos úteis às adegas e produtores. Recentemente até dirigimos um convite para os responsáveis açorianos estarem presentes numa reunião europeia, a realizar dia 28 deste mês, de muita importância”, conclui José Arruda.

Provas de vinhos e não só

Todos os dias se realizam provas de vinhos, todos os dias uma região assume o papel principal. Mas não são só os vinhos de mesa a serem promovidos: “juntamente com as provas dos vinhos, nós tentamos dar a degustar outros produtos relacionados, por exemplo fizemos isso com a água ardente da Lourinhã, Colheitas Tardias, um conceito ainda um pouco desconhecido para o grande público, vinhos licorosos, entre outros”, sublinha.

A curiosidade e participação das pessoas aumentaram significativamente este ano. O primeiro ano foi uma descoberta e aprendizagem para ambas as partes, o público que teve de entender o que era o Stand e a AMPV que descobriu o potencial da Feira Gastronómica da Praia da Vitória. Assim, este ano, não se limitam promover os vinhos e regiões dentro do espaço que lhes está confinado: “tentamos junto da organização e dos restaurantes que vêm à feira criar sinergias próprias no sentido das pessoas encontrarem à venda nos restaurantes os vinhos que provaram aqui”, realça José Arruda.

Hoje a região em destaque é o “poderoso” Alentejo e o produto paralelo a degustar é o vinho licoroso. Amanhã o Douro é cabeça de cartaz e o Vinho do Porto é o incontornável produto a degustar.

Fernando Pereira


Fonte: A União

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