quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CDS/PP contesta tarifas aéreas da TAP e SATA


O CDS/PP denunciou hoje o elevado preço praticado pelas companhias aéreas que operam nos Açores, considerando que “são as mais caras da Europa”, o que cria limitações importantes ao desenvolvimento da região e à aposta no turismo.

“As tarifas aéreas praticadas pelas companhias que operam de e para os Açores são as mais caras da Europa e das mais caras do mundo”, afirmou Félix Rodrigues, vice-presidente dos populares açorianos.
Numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, Félix Rodrigues, que também é o cabeça de lista do CDS/PP nas legislativas pelo círculo dos Açores, acusou os governos nacional e regional de “pagarem a peso de ouro duas companhias”, numa referência à TAP e à SATA.
Numa longa lista de exemplos, referiu que a passagem Lisboa/Londres custa 59 euros na TAP, enquanto o bilhete Lisboa/Terceira, na mesma companhia, custa entre 139 e 291 euros, apesar da distância para a cidade açoriana ser apenas superior em 100 quilómetros à ligação para a capital inglesa.
“Pelo preço da viagem Lisboa/Terceira faz-se na TAP uma viagem Lisboa/Cabo Verde, ainda com três noites de hotel”, acrescentou.

Por outro lado, salientou que a ligação aérea Pico/Terceira, dentro do arquipélago, custa 179 euros, que é o preço da ligação Lisboa/Moscovo.
“É incompreensível que uma viagem Ponta Delgada/Alemanha, na SATA Internacional, custe 134 euros, enquanto uma viagem Lisboa/Ponta Delgada custa 206 euros” acrescentou Félix Rodrigues, entre outros exemplos.
Para o dirigente do PP/Açores, “não se percebe como é que estas companhias, funcionando na Europa com estes preços, não estão dispostas a viajar para os Açores a praticar os preços que praticam na Europa”.
Para inverter este quadro, defendeu uma “liberalização condicionada” do sector, que permita preservar o serviço público nas ligações entre as ilhas do arquipélago.




Fonte: Diário Digital

Sem comentários: