A Orquestra Sinfónica Juvenil iniciou hoje, em Ponta Delgada, um estágio de aperfeiçoamento orquestral, o terceiro que realiza nos Açores nas últimas duas décadas, com a participação de 70 jovens músicos, dos quais 20 açorianos.
Estas duas dezenas de jovens alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada terão oportunidade, nas próximas duas semanas, de estudar com os músicos da Orquestra Sinfónica Juvenil, instituição considerada de grande importância a nível músico-pedagógico.
"Esta oportunidade é um grande privilégio", frisou a presidente da Câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral, na conferência de imprensa de apresentação do estágio, que decorre até ao próximo dia 14.
No quadro deste estágio, a Orquestra Sinfónica Juvenil vai realizar quatro concertos públicos em Ponta Delgada, o primeiro dos quais decorre na quinta-feira, na Igreja Matriz, podendo ser ao ar livre se as condições meteorológicas o permitirem.
No dia seguinte, a orquestra actua na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, na freguesia da Fajã de Cima, estando o terceiro espectáculo marcado para 13 de Agosto, na Igreja de Nossa Senhora da Luz, na freguesia de Fenais da Luz.
O último concerto, que assinalará o encerramento do estágio, realiza-se no dia 14, na nova Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo.
"A realização deste estágio permite afirmar Ponta Delgada no mapa cultural do país", considerou Berta Cabral, que salientou também a importância de possibilitar a duas dezenas de jovens músicos açorianos uma "troca de experiências" que pode ser fundamental para o seu futuro.
Vítor Mota, director da orquestra, salientou o nível dos jovens músicos açorianos que vão participar na iniciativa, frisando que a integração no estágio exige "um desenvolvimento técnico e artístico muito elevado".
A Orquestra Sinfónica Juvenil foi fundada em 1973, contando actualmente nos seus quadros com cerca de 80 elementos das diversas escolas de música da área de Lisboa.
Esta orquestra é dirigida actualmente pelo maestro Christopher Bochmann.
Fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário