A Câmara Municipal da Horta associou-se ao Governo Regional dos Açores, à Comissão Europeia e ao Banco de Portugal nas comemorações dos 10 anos da criação da moeda única europeia. Neste contexto, foi inaugurada no final de Agosto, na Sociedade Amor da Pátria, uma exposição itinerante da Comissão Europeia intitulada «Euro, a nossa moeda», que tem vindo a percorrer diversos Estados-membros da União Europeia.
A exposição, que aborda o processo de criação da moeda única, estará na ilha do Faial até ao dia 14 de Setembro, po-dendo ser visitada todos os dias, à tarde e à noite.
Ocupando toda a área da sala principal da Sociedade Amor da Pátria, a exposição está dividida em seis áreas, contendo painéis interactivos e audiovisuais, como computadores com jogos, programas de conhecimento e touch screens, com os quais o público pode interagir.
Para além disso, é ainda possível assistir a vídeos sobre a história do dinheiro, a simbologia e elementos de segurança das notas de euro ou o processo de produção da moeda.
Entre as áreas disponíveis, destaque ainda para um espaço infantil, onde os mais novos poderão “jogar com o euro”, recorrendo a ecrãs interactivos e a computadores. Para os jovens há ainda um concurso de desenho, denominado “Cria a tua moeda do euro para os Açores”, destinado a crianças com menos de 12 anos de idade. Os trabalhos serão expostos na Sociedade Amor da Pátria e, no final, será atribuído um prémio ao melhor exemplar.
Na Câmara Municipal da Horta, através do Gabinete de Dinamização Sócio-cultural, grupos, como os ATL’s, centros de convívio de idosos ou outros podem proceder à sua inscrição para a realização de visitas guiadas, nos vários horários em que a exposição estará patente ao público.
Fonte: Mundo Português
Sem comentários:
Enviar um comentário