segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Norte-americanos injectaram 63 ME na ilha Terceira e apontam novas áreas de cooperação


A presença norte-americana na Base das Lajes traduziu-se na injecção, em 2008, na economia da ilha Terceira de cerca de 63 milhões de euros - anunciou o Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores.

Gavin Sundwall sublinhou a dimensão desse contributo, referindo que as relações luso-americanas com reflexos na Região Autónoma, vão muito para além da defesa.
Numa alusão à cooperação directa com os Açores, realçou a importância dos vários empreendimentos em curso no arquipélago, pelo seu eventual impacto na economia: o diplomata referiu-se, igualmente, e em particular, a um desses projectos, relacionado com a produção de mirtílos, uma fruta pequena, repleta de nutrientes, usada em muitas receitas, saladas e batidos, que, embora doce, é pobre em calorias.
Por sua vez, David Ballard, encarregado de negócios da Embaixada em Lisboa, afirmou que as experiências já realizadas confirmam as potencialidades das ilhas para a produção desse pequeno fruto, que pode ser exportado para os EUA.
De referir que vão ser realizados investimentos norte-americanos na ordem dos 200 mil euros anuais, em áreas como a promoção de produtos regionais, Protecção Civil e formação profissional, realçando o representante da Região na Comissão Bilateral que os procedimentos administrativos associados à sua realização vão passar pelo Consulado norte-americano em Ponta Delgada - referiu Francisco Tavares.
Segundo Francisco Tavares, o Governo Regional espera que, desta forma, e da parte dos Estados Unidos da América, possa trazer uma maior flexibilidade e celeridade na implementação dos projectos e um maior conhecimento das potencialidades dos Açores.
Carlos Tavares com Redacção da Antena 1 / Açores.


Fonte: RTP

Sem comentários: