O Plano Regional de Leitura não será uma mera "lista de livros recomendados".
A ideia foi expressa pela Secretária Regional da Educação, em conferência de imprensa, no Palácio da Conceição, para apresentação do Plano Regional de Leitura.
Um plano que vai muito para além da recomendação de obras para leitura.
Para estimular o gosto pela leitura, revelou Cláudia Cardoso, “vão ser realizadas campanhas regionais de valorização da leitura, do livro, da literatura, das bibliotecas e dos autores”.
Prevista está também a criação de “projectos de leitura para diversos públicos-alvo prioritários”, bem como a constituição de “Clubes de Leitura em todas as unidades orgânicas do sistema educativo”.
O Plano prevê ainda a concessão de prémios de reconhecimento a iniciativas de valorização do livro e da leitura.
Para melhorar as condições de acesso ao livro e à leitura, serão estabelecidas parcerias entre entidades públicas e privadas, para o desenvolvimento de acções concertadas, que apontem nesse sentido.
O Plano, cujo diploma está já concluído e será em breve, aprovado, pretende ainda “reforçar e consolidar a rede regional de bibliotecas públicas e escolares, quer através da distribuição de livros recomendados pelos Planos Nacional e Regional de Leitura, às bibliotecas escolares, quer através da incorporação e uso das tecnologias da informação e comunicação no mundo do livro e da leitura”.
Depois da aprovação desta resolução, a tutela estará em condições de avançar com a operacionalização do Plano Regional de Leitura, que tem por grandes objectivos, a criação de ambientes diversificados de estímulo à leitura e o desenvolvimento sustentado de competências nos domínios da leitura e da escrita, para que se concretize o desenvolvimento de competências e práticas de leitura nos Açores.
O Plano divide-se em três eixos fundamentais: A Leitura em Contextos de Aprendizagem Formal e Informal, as Condições de Acesso ao Livro e à Leitura e a Formação e Actualização de Recursos Humanos.
Para colocar em prática o Plano Regional de Leitura, vão ser criadas três comissões.
Uma primeira, denominada Comissão Coordenadora do PRL, integrará representantes da Direcção Regional da Educação e Formação e de outros organismos governamentais, e terá a seu cargo a planificação e coordenação das actividades necessárias à concretização do PRL nas suas três vertentes estratégicas, propor protocolos e parcerias, construir instrumentos, recursos e metodologias, disponibilizar instrumentos de avaliação que permitam aos docentes monitorizar o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita dos seus alunos.
Será também criada uma Comissão Científica do PRL, que vai integrar três personalidades a quem competirá a análise das obras apresentadas e indicar, anualmente, aquelas que são recomendadas, definindo o seu público-alvo. É ainda da competência desta Comissão, a validação científica dos instrumentos e recursos educativos propostos pela Comissão Coordenadora.
O Plano Regional de Leitura vai ainda contar com uma Comissão de Honra, que será composta por personalidades de reconhecido mérito oriundas de diversos sectores, e a quem competirá colaborar nas actividades e campanhas de promoção do livro e da leitura.
A Secretária Regional da Educação e Formação salientou ainda que “este é um plano ambicioso mas concretizável, que pretende fazer com que as medidas de acção nele previstas, abranjam toda a população, para que o livro e a leitura se tornem companhias e necessidades diárias e sejam reconhecidos como instrumentos de cultura e formação”.
GaCS/HB
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