O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reafirmou, esta manhã, em Ponta Delgada, a importância da formação profissional para o desenvolvimento da agricultura açoriana.
Noé Rodrigues, que falava em mais uma cerimónia de entrega de certificados de Formação Profissional Agrária a diversos jovens agricultores e empresários agrícolas, voltou a referir que hoje, desenvolver uma actividade agrícola não é só, como era há uns anos atrás, deitar a semente à terra ou conduzir o gado para a ordenha. Para o governante, desenvolver uma actividade agrícola hoje, é, também, o cumprimento de um conjunto de obrigações legais e de requisitos formais que obrigam a um formação muito adequada e muito especializada por parte dos agricultores.
O secretário regional considerou que os agricultores açorianos são, porventura, no País, e mesmo, no seio da União Europeia, aqueles que têm melhores índices de formação profissional e boas competências para o exercício das suas actividades profissionais e aqueles que já dominam práticas muito adequadas para o desenvolvimento da actividade agrícola.
É por essa razão, prosseguiu Noé Rodrigues, que a Região Autónoma dos Açores tem muito orgulho nos seus agricultores e manifesta o seu contentamento quando olha para o conjunto de agricultores jovens que já estão no sector agrícola. Não se trata, pois, de uma agricultura envelhecida, antes pelo contrário, é uma agricultura com muitos jovens na sua fileira e é uma agricultura, por isso, que tem um futuro consolidado.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas aproveitou a ocasião para referir que o Governo tem desenvolvido um conjunto de acções e de iniciativas para criar maior sustentabilidade e maior rendimento aos produtores agrícolas, sendo certo que nem sempre os mercados respondem da forma que se deseja, e sendo certo que nem sempre o fruto do trabalho dos produtores é valorizado no mercado da melhor maneira, mas é certo, também, precisou Noé Rodrigues, que, quando se olha para os investimentos que são executados, podem os agricultores ter bem a certeza de que o Governo está do seu lado e que, com eles, pretende continuar a trilhar um caminho de sucesso para a agricultura açoriana.
Por fim, o secretário regional manifestou o desejo de os Açores ganharem o desafio dos mercados pela qualidade dos produtos agrícolas que produzem, uma vez que a Região observa e regista todos os requisitos de qualidade e de segurança alimentar, ultrapassando, até os que são impostos pela União Europeia, daí resultando uma boa oportunidade para afirmar a qualidade e consolidar a confiança dos consumidores nos produtos agrícolas açorianos.
Na cerimónia foram entregues certificados dos cursos de Aplicadores de Fitofármacos, de Informática, na óptica do utilizador, de Bovinicultura de Leite, de Empresário Agrícola e de Horticultura.
Na oportunidade, o Director Regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires, referiu que a programação do Governo Regional, em termos de formação profissional agrária, para o ano em curso, prevê, ainda, a realização de mais 20 acções de formação que envolverão um total de 328 agricultores.
GaCS/JMB
Sem comentários:
Enviar um comentário