Ao abrigo do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América passam a existir novos comités dedicados a áreas como o Comércio e Investimento Externo, a Ciência, Tecnologia e Ambiente e os Assuntos Internos e de Justiça.
A decisão foi tomada na 29ª Reunião da Comissão Bilateral Permanente que se realizou ontem em Washington, em que os Açores estiveram representados por Francisco Tavares.
Nesta reunião, que assinalou um novo momento da cooperação bilateral entre Portugal e os EUA, para além da criação dos novos comités de trabalho com o envolvimento dos Açores, foi decidido manter em actividade o Comité para a Cooperação com os Açores e as Comissões Laboral e Técnica.
Para Francisco Tavares, representante do Governo dos Açores na Comissão Bilateral, "esta nova forma de funcionamento abre portas a uma cooperação mais aprofundada de entidades e organizações regionais com as suas congéneres nos EUA, uma vez que os Açores terão também assento nos Comités agora criados, com particular relevo para os do Comércio e Investimento Externo e Ciência, Tecnologia e Ambiente".
A reunião da Comissão laboral serviu, ainda, para reiterar o compromisso das entidades dos EUA em assegurar a descontaminação dos locais identificados como poluídos pelo relatório do LNEC sobre a qualidade da água na Praia da Vitória.
Nesse domínio, a parte americana deu conhecimento que continua a desenvolver os estudos com vista a identificar as tecnologias e os mecanismos necessários para proceder à descontaminação ambiental daqueles locais, cujas conclusões apresentará, até ao final do ano fiscal americano que termina em Setembro, às autoridades nacionais e regionais para avaliação e consequente aprovação.
GaCS/LFC
Sem comentários:
Enviar um comentário