quarta-feira, 4 de maio de 2011

Governo dos Açores promove Encontros de Fotografia e adia encerramento de exposição no Museu de Angra do Heroísmo



Governo dos Açores promove Encontros de Fotografia, a propósito da Exposição Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, e adia encerramento da exposição de Pintura da Carlota Monjardino no Museu de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Na sequência da inauguração da exposição de longa duração Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico, ocorrida no passado dia 30 de Março, o Museu de Angra do Heroísmo propõe a fotógrafos e entusiastas de fotografia uma visita a esta mostra, entre os dias 3 e 6 de Maio, em regime de livre acesso.

Após este período, a 7 de Maio, das 14h00 às 17h00, decorrerá uma visita guiada para o mesmo público, bem como uma sessão de recolha de imagens, o que permitirá a troca de opiniões e experiências entre os membros do grupo.

Para finalizar, a 8 de Maio, no mesmo horário, propõe-se que os fotógrafos escolham 3 fotografias entre as imagens recolhidas e as apresentem, de modo a que se perspectivem as diferenças de abordagem a um tema comum. Tal apresentação servirá de base para uma discussão sobre as regras de composição, coordenada por Mike Maciel. A recolha efectuada será depois exposta num dos ecrãs integrados no painel da recepção do Museu de Angra do Heroísmo.

Por sua vez, prolonga-se por mais uma semana, a exposição de Pintura da Carlota Monjardino que estará patente até 8 de Maio, na Sala Dacosta, do Museu de Angra do Heroísmo.

Trata‐se de uma exposição composta por mais de uma dezena de quadros, em que avultam impressões voláteis, esfumadas e imprecisas no seu contorno, mas de singular eficácia expressiva, que constituem depuradas representações abstractas de uma
comovida e reverencial empatia entre a artista e a natureza.

Ao longo do período de vigência desta exposição, foram dinamizadas visitas guiadas à mesma e realizados ateliês de Artes Plásticas, organizados pelo Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo e que contaram com a participação da artista. Esta exposição, visitada por alunos dos vários ciclos de ensino de várias escolas da ilha, foi ainda motivo para a realização de uma oficina de escrita conduzida por professores de português da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.



GaCS/HO

Sem comentários: