quarta-feira, 1 de junho de 2011

Secretário do Ambiente faz apelo para que as pessoas respeitem sinalização nas zonas balneares



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar lançou hoje um apelo para que as pessoas respeitem a sinalização existente nas praias e zonas balneares do arquipélago.

Para Álamo Meneses, que esta manhã esteve presente na cerimónia de hasteamento da Bandeira Azul no complexo balnear das piscinas da Lagoa, este “apelo à prudência” faz todo o sentido, já que, infelizmente, todos os anos a época balnear “é marcada por alguns acidentes”.

Para além dos perigos que o mar por vezes oferece, é preciso também ter em conta que muitas das nossas zonas balneares estão na base de falésias, em zonas de grande instabilidade geológica, pelo que “é fundamental respeitar a sinalização” ali colocada, referiu o governante.

Relativamente à qualidade das águas de banho nos Açores, o Secretário do Ambiente e do Mar disse que as ilhas têm “águas de excelente qualidade”, adiantando ser intenção do Governo disponibilizar rapidamente na internet os resultados das análises feitas em todas as zonas balneares.

Segundo explicou, “queremos criar também por aí uma maior visibilidade junto do público, para que as pessoas possam escolher a zona balnear que frequentam tendo em conta o binómio segurança/qualidade das águas”.

De qualquer forma, argumentou Álamo Meneses, “se fosse apenas pela qualidade da água, nós podíamos colocar uma Bandeira Azul em cada canto das nossas ilhas”.

“O Governo tem todo o interesse em que o número de Bandeiras Azuis cresça”, declarou o Secretário do Ambiente, mas a verdade é que há “um limite natural”, que tem a ver com os custos que estão associados à Bandeira Azul.



GaCS/FG

Sem comentários: