Em 2010 foram transportados na Região Autónoma dos Açores cerca de 8,3 milhões de passageiros nos transportes públicos. A ilha das Flores registou o maior crescimento no número de passageiros transportados, mais de 77 400 utentes optaram pelos autocarros, depois de o Governo Regional ter reformulado o serviço público na ilha, garantindo novos autocarros, itinerários e horários.
As das ilhas de S. Jorge e Graciosa, seguidas das ilhas de Santa Maria e Terceira também registaram um aumento no número de passageiros transportados em 2010, revela o estudo “Estatísticas dos transportes de passageiros na Região Autónoma dos Açores”, elaborado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
A ilha de S. Miguel detém cerca de 70 por cento dos passageiros transportados na Região, 5,8 milhões de passageiros por ano, seguindo-se a Terceira com 1,8 milhões de passageiros transportados, representando 22 por cento.
Recorde-se que nestas ilhas o executivo açoriano já introduziu o passe social, uma mais-valia para as famílias açorianas que passaram a ter maiores descontos nas viagens de autocarro. Para José Contente o passe social não representa apenas uma poupança do orçamento familiar, mas também significa um atrativo para a utilização dos transportes públicos, substituindo a viatura particular, o que traz ganhos significativos em termos ambientais e energéticos.
Em relação à distribuição do fluxo de passageiros pelos meses do ano, verifica-se que o transporte coletivo de passageiros está fortemente dependente do transporte de crianças e jovens em idade escolar, uma vez que os períodos de férias escolares apresentam decréscimos para cerca de metade do fluxo de passageiros transportados.
Quanto a outro indicador estatístico, o número de passageiros transportados por quilómetro - unidade de medida correspondente ao transporte de um passageiro na distância de um quilómetro, ou seja, corresponde ao somatório dos quilómetros percorridos por cada passageiro, nos diversos percursos – refira-se que, em 2010, foram transportados 100 258 passageiros por quilómetro de percurso, o que corresponde a um aumento em relação ao ano de 2009, que totalizou 97.886 mil passageiros.
As ilhas de S. Miguel, Terceira e Pico registam os percursos de maiores dimensões quilométricas, razão pela qual apresentam maiores rácios de utilização de passageiros por quilómetro.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário