segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ana Paula Marques satisfeita com tempo de resposta do IDSA


A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, que recebeu hoje do Conselho de Administração do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA) o balanço da implementação do novo modelo orgânico, disse mesmo que o tempo de resposta aos cidadãos “melhorou significativamente”, dando como exemplos: a atribuição da prestação do Rendimento Social de Inserção (RSI), o Subsídio de Desemprego e o Complemento Solidário para Idosos.



“Decorridos seis meses e no que diz respeito ao RSI, o tempo médio de resposta era 103 dias, baixando agora para 90 dias. Relativamente ao Subsídio de Desemprego passou de 36 dias para 26. Já o Complemento Solidário para Idosos o tempo médio era de cerca de 49 dias, agora é de 36 dias”, especificou.


“De registar que esta fusão de dois institutos, e consequentemente de duas culturas organizacionais distintas, implicou um acréscimo de trabalho nesta fase de transição, bem como uma dedicação absoluta e um esforço imensurável por parte de todos os colaboradores”, destacou Ana Paula Marques, afirmando estar reconhecida por esse fato.


Ao nível da reestruturação administrativa regista-se uma redução de custos com efetivos, sem qualquer despedimento ou cessação de funções, afirmou a governante regional, adiantando que devido à reorganização dos serviços já se verificou, igualmente, uma redução de bens e de serviços no que concerne a seguros, rendas, cessação de assinaturas com publicações, revistas e jornais, estando ainda previsto uma maior poupança decorrente dos procedimentos que estão a ser implementados.


Segundo a Secretária Regional, com a reestruturação da Segurança Social, o Governo vai proceder ao encerramento de alguns serviços de freguesia, sobretudo nas zonas onde já existem postos da RIAC, evitando assim “num mesmo espaço, dois serviços públicos para servir os nossos cidadãos”. Para o efeito, e considerando que “nem todos os postos da Segurança Social estão informatizados, ao contrário dos postos de atendimento da RIAC, o IDSA vai estabelecer um protocolo com este serviço, proporcionando um atendimento “mais célere”.


Outra das apostas do Governo dos Açores prende-se com a reestruturação das equipas técnicas de atendimento e de acompanhamento, as quais vão sofrer alterações a breve trecho.


Para a Secretária Regional, a reforma efetuada e que resultou no IDSA “está a dar bons resultados, sobretudo ao nível do acompanhamento que estamos a fazer às pessoas”, garantindo, ainda, que “não há ninguém que fique sem apoio”, porque “todos os que nos procuram são acompanhados”.



GaCS

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