quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Transição para a TDT “será tranquila” nos Açores


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos garantiu hoje que o processo de transição do sinal analógico para a televisão digital terrestre (TDT) nos Açores “será tranquilo” porque 98 por cento dos lares açorianos já têm equipamento digital. José Contente anunciou ainda que o processo de ligação do cabo de fibra ótica ao Grupo Ocidental deverá arrancar até Março.



José Contente mostra-se satisfeito com a boa cobertura do sinal de TDT nos Açores e acrescenta que a previsão inicial que iria deixar de fora os concelhos do Nordeste e Praia da Vitória, uma parte da ilha do Faial e uma zona poente do concelho de Ponta Delgada, está a ser resolvida através da Portugal Telecom (PT).


“A transição nos Açores vai ser tranquila porque já houve um passo em relação à digitalização, em 2005, quando conseguimos trazer os canais generalistas nacionais para os Açores”, referiu o governante.


O Governo dos Açores acordou com a (PT) a melhoraria da cobertura de TDT nos Açores e recorda que a empresa garantiu que “sem nenhum esforço financeiro significativo poderia melhorar a cobertura desses sítios que para nós representava uma falha e acabamos por chegar a esse acordo com a PT”.


Recorde-se que dos 106 mil lares açorianos, 102 mil são já subscritores ou dos canais generalistas ou das operadoras de TV cabo, logo a transição para a TDT “é mais fácil e este upgrade tecnológico só vem melhorar a taxa de cobertura” regional, afirma o Secretário Regional.


Reconhece, no entanto, que num território disperso, que dista em cerca de 600 quilómetros de Santa Maria ao Corvo, poderão existir algumas zonas de sombra de acordo com a orografia das ilhas, acrescentando, todavia, que serão “situações muito residuais, estamos a falar de quatro mil lares que são residuais no universo de 102 mil subscritores”.


Em relação à ligação do cabo de fibra ótica ao Grupo Ocidental, José Contente acredita que este projeto arranque até Março. De acordo com José Contente, a instalação das Redes de Nova Geração arranca até ao primeiro trimestre deste ano, “há quem diga que ainda é em Fevereiro, e o que estava acordado é que quando isso avançasse no centro do país, concomitantemente também avançava aqui nos Açores”.


Assim, até Março arranquem os trabalhos preparatórios de ligação do cabo de fibra ótica às ilhas das Flores e do Corvo, prevendo que demore cerca de um ano a ser executado.



GaCS

Sem comentários: