terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Secretária Regional da Educação e Formação anuncia abertura de Concurso de Pessoal Docente


A Secretária Regional da Educação e Formação anunciou esta manhã a abertura de concurso interno/externo e de afetação de pessoal docente 2012/2013.



Cláudia Cardoso revelou, num encontro com representantes da comunicação social, que serão abertas 30 vagas, à semelhança do que aconteceu no ano anterior.


Estas 30 vagas “serão, numa parte, distribuídas pelas duas novas escolas que o sistema de ensino tem” (EBI Ferreira Drummond, na Terceira e EBI de Ponta Garça, em São Miguel), sendo que existem ainda “outras vagas pontuais em grupos de recrutamento, nomeadamente um grupo que tem a ver com a educação especial” em que já no ano anterior tinham sido abertas várias vagas nesta “área específica onde o investimento do governo tem vindo a intensificar-se”, disse.


A Secretária Regional lembrou que a abertura de 30 vagas justifica-se uma vez que “neste momento temos no nosso sistema educativo regional, um corpo docente estabilizado, fruto de medidas que ao longo dos anos foram sendo tomadas no sentido do incentivo à estabilização” do mesmo.


Cláudia Cardoso salientou ainda que “numa altura em que do ponto de vista nacional não há abertura de concursos, há uma situação adversa, o Governo dos Açores faz este esforço de abrir estas 30 vagas, garantindo por um lado a estabilidade dos docentes que vão ingressar nos quadros e por outro, a possibilidade destas novas escolas terem um corpo docente próprio, que neste momento não existe porque os docentes, a partir do momento em que elas foram abertas, estiveram em regime de contratação”.


A governante referiu ainda que “a nível nacional não é aberto concurso desde o ano letivo 2009/2010: estima-se que seja aberto para o ano mas não é um dado assente. Isto demonstra que o Governo dos Açores tem tido uma postura diferente nesta matéria: uma postura de abertura e de promoção da estabilidade do nosso quadro docente”, que “tem vantagens em relação àquilo que é o quadro docente nacional, em termos de estabilidade”.


A apresentação de candidaturas aos concursos interno e externo pode ser feita a partir do dia 30 de janeiro, sendo que as candidaturas ao concurso da afetação poderão ser entregues a partir do dia 1 de junho.


Toda a informação relativa aos concursos interno/externo e de afetação está já disponível no Portal da Educação (www.edu.azores.gov.pt).



GaCS

Sem comentários: