O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, no âmbito do programa “Juventude em Ação”, desenvolveu, desde 2007 até ao ano transato, oito projetos europeus e dezoito iniciativas cofinanciadas pela Comissão Europeia e pelo Governo dos Açores num montante superior a 200 mil euros.
Em 2007, deu-se o arranque do desenvolvimento de projetos europeus na região e, desde então, a aposta do Governo dos Açores na divulgação destes programas tem sido reforçada, nomeadamente, no que diz respeito à programação direcionada para a juventude.
A decorrer desde segunda-feira está o projeto “JUVMAC III”, uma iniciativa da Associação Regional Parlamento Europeu dos Jovens – Açores em parceria com a Direção Regional da Juventude. Ao longo desta semana, realizaram-se conferências, grupos de trabalho, visitas e debates sobre políticas de juventude e sobre a futura plataforma de juventude da Macaronésia.
“Universidade de Verão” é mais um dos projetos a realizar este ano, em Ponta Delgada, de
No mês de fevereiro destaca-se ainda o “Fórum Europeu de Juventude”, uma reunião que pretende envolver os jovens dos Açores nesta plataforma, que é a voz da juventude da Europa nos centros de decisão europeus.
“ Tu és Europeu”, “GranAzores”, “ISA” e “Promoting Youth Employment” são alguns dos projetos realizados pela Direção Regional da Juventude.
O projeto “Tu és Europeu” trata assuntos relacionados com os direitos e com o papel dos jovens na vida pública, enquanto o “Promoting Youth Employment” aborda matérias relacionadas com o emprego jovem.
Outras temáticas, como a inclusão através da arte, também são abrangidas através do “ISA”- projeto europeu que tem como objetivo utilizar a arte como estratégia de intervenção nos jovens com menos oportunidades, de modo a desenvolver competências musicais, culturais, pessoais e sociais.
“Juventude em Ação” é um programa da União Europeia para os jovens e tem como objetivo estimular o sentido ativo de cidadania europeia, a solidariedade e tolerância entre os jovens europeus e o seu envolvimento na construção do futuro da União Europeia.
O programa promove, igualmente, a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal, o diálogo intercultural e encoraja a inclusão de todos os jovens independentemente da sua origem educacional, social ou cultural.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário