terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Câmaras Municipais com Plano de Controlo da Água aprovados


Pelo quinto ano consecutivo, todas as entidades gestoras de abastecimento de água, possuem um Plano de Controlo de Qualidade da Água, aprovado.



A elaboração e aplicação de um Plano de Controlo de Qualidade da Água, é obrigatório por lei, sendo a sua elaboração e submissão para a aprovação da responsabilidade das Entidades Gestoras, nomeadamente Câmaras Municipais, Serviços Municipalizados e Empresas Municipais com a responsabilidade de fornecerem água para abastecimento das populações.


Nos Açores, é responsável pela análise e acompanhamento da execução destes planos a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), que desde 2010 é a autoridade competente para a qualidade da água nos Açores.


Nos Açores são 19 as Entidades Gestoras responsáveis pelo abastecimento de água, tendo todas estas submetido e visto aprovado os seus PCQA, à imagem do que vem ocorrendo desde 2007.


Os Planos agora aprovados, são compostos por um conjunto de parâmetros microbiológicos e químicos a serem analisados regularmente em cada um dos concelhos, monitorizando dessa forma a qualidade da água abastecida em cada uma das casas açorianas.


Este facto, por si, deverá traduzir-se no aumento dos níveis de confiança dos consumidores na água abastecida em cada um dos concelhos, indo de encontro aos objetivos estabelecidos pelo Governo Regional dos Açores nesta matéria, designadamente, ao nível do incremento dos índices de qualidade da água abastecida em toda a Região.



GaCS

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