As entidades públicas “desempenham, na atual conjuntura económica e financeira, um papel fundamental no desenvolvimento de condições que possam ajudar as entidades privadas a cumprir cada vez melhor o seu papel”, defendeu hoje, nas Flores, o Secretário Regional da Economia, dando como exemplo, as infraestruturas que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver no Porto Comercial das Lajes das Flores e que constituem “um contributo para o desenvolvimento e afirmação da economia das Flores no contexto económico regional”.
Vasco Cordeiro, que falava no lançamento da primeira pedra da empreitada de prolongamento do Cais Comercial do porto lajense, recordou o conjunto de intervenções já realizadas pelo Governo dos Açores nesta infraestrutura, “como é o caso do reforço da cabeça do molhe, da construção de uma rampa roll on roll off, do edifício polivalente, ou da construção do núcleo de recreio náutico”, para reafirmar a aposta do Governo dos Açores “na valorização do potencial de cada ilha como condição essencial para a valorização da economia de toda a Região”.
A empreitada hoje iniciada, referiu Vasco Cordeiro, “não é, por isso, apenas um investimento para a ilha das Flores. É um contributo para que a economia regional se fortaleça, cresça e encontre as melhores condições para atravessar esta fase turbulenta”. Segundo o governante açoriano “este objetivo direto de fortalecimento da economia acaba também por ser um contribuinte para que, nas mais variadas áreas, se possam criar as condições para que cada uma das ilhas possa gerar riqueza e criar empregos”.
“Estamos, como sempre estivemos, atuando no fortalecimento das nossas infraestruturas já que isso reverte em favor de todas as açorianas e de todos os açorianos”, assegurou.
Ainda segundo o Secretário Regional da Economia, com esta intervenção “não estamos a falar de uma promessa, mas sim de uma realidade, até porque os investimentos concretizados no porto das Lajes das Flores constituem um dos exemplos em que o Governo vai além do que se comprometeu”. Mas isso acontece, explicou, “porque o Governo entende que este é um investimento necessário e adequado para a melhoria das condições de funcionamento da economia da ilha”.
De facto, explicou ainda, o Governo dos Açores, as diversas intervenções realizadas no porto das Lajes, “já concluídas ou em execução, totalizam um montante que ultrapassa os 15 milhões de euros”. “Mas não ficaremos por aqui”, assegurou ainda, recordando que durante o primeiro semestre deste ano entrará ao serviço a nova lancha de pilotos, cuja construção está já a decorrer.
Vasco Cordeiro anunciou ainda que, no que respeita aos transportes aéreos, “está já a decorrer a fase de consultas entre diversas entidades, como o Instituto Nacional da Aviação Civil, para que o processo de certificação da iluminação noturna possa avançar de acordo com o compromisso assumido pelo Governo da República perante o Governo dos Açores”.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário